PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Encontro Regional de Jovens Soropositivos termina com proposta de fortalecimento dos estados do NE


Encontro Regional de Jovens Soropositivos termina com proposta de fortalecimento dos estados do NE

Após três dias de integração, acolhimento e debate político, terminou no último sábado (12) o II Encontro Regional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids do Nordeste. As atividades do encontro abordaram de forma lúdica as questões relacionadas à vivência com HIV e aids na juventude.  Realizado em São Luis/ MA, o evento foi o primeiro dos cinco regionais que estão sendo realizados pela RNAJVHA - Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids este ano.

De acordo com os organizadores, o evento conseguiu reunir cerca de noventa adolescentes e jovens de todos os estados nordestinos. A maioria participou pela primeira vez de um encontro da Rede de Jovens. Foi o caso do jovem Paulo Henrique, de João Pessoa. “Esse momento marcou a minha história, ainda não consegui assimilar o quanto é bom se sentir parte de um grupo, se sentir acolhido”, comentou.
  
Para o coordenador nacional da RNAJVHA, José Rayan, o encontro regional no Nordeste conseguiu atingir a proposta de integrar o maior número possível de novos adolescentes e jovens. “Sabemos que muitos meninos e meninas soropositivos ainda vivem no anonimato, sofrendo preconceito e discriminação. Nossos encontros regionais fazem parte de uma estratégia para chegarmos até esses adolescentes e jovens nos lugares mais distantes do País, mostrando a eles que existem outras possibilidades de vivência”.

 Além da integração dos participantes, o encontro também serviu para o fortalecimento e organização política da RNAJVHA na região. Um exemplo disso foi a eleição para as referências da Rede de Jovens em sete dos nove estados do Nordeste. Outra novidade foi a escolha do modelo colegiado para auxiliar a nova gestão da coordenação regional. O jovem Jadilson Neto foi reeleito para coordenar o movimento nordestino da juventude soropositiva. 
  
Após o processo de eleição, Jadilson agradeceu a confiança dos membros da Rede de Jovens e afirmou que o momento agora é de fortalecimento dos núcleos estaduais da RNAJVHA no Nordeste. “O colegiado amplia a participação democrática e soma forças para continuarmos em busca da efetivação das políticas públicas voltadas para os jovens que vivem com HIV e AIDS”, garantiu.
  
Ainda segundo o coordenador regional, a primeira missão do colegiado é a elaboração da plataforma política da Rede Jovens no Nordeste. O processo culminará na realização de uma reunião que vai acontecer em novembro deste ano, quando será lançado um documento com as demandas e propostas discutidas no encontro regional. 

 “Temos as nossas especificidades e queremos que as políticas públicas valorizem nossas particularidades. Não podemos mais aceitar, por exemplo, campanhas publicitárias governamentais que não nos representem verdadeiramente”, afirmou.

No encerramento das atividades na capital maranhense, Jadilson agradeceu aos parceiros da RNAJVHA na realização do evento fez uma avaliação do encontro. “Superamos nossas expectativas, pois além da estruturação política e organizacional da Rede no Nordeste, a marca do encontro, sem dúvida, foi o acolhimento. Esta é uma característica forte do Nordeste, acolher e integrar. Tivemos a participação de adolescentes e jovens de todas as idades com muito respeito a diversidade sexual, integramos dois jovens com necessidades especiais, isso foi muito positivo”.

 O encontro regional Nordeste foi realizado com a parceria da ONG Solevida,  Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e das coordenações estadual e municipal de DST/Aids do Maranhão e de São Luís. O próximo regional da Rede de Jovens vai acontecer no Centro-Oeste, de 13 a 15 de setembro em Goiânia.

Fonte: RNAJVHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN