PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sala Futura chega ao Complexo do Borel - um sonho sala futura no complexo Nossa senhora da apresentação em natal - rn - REDE MANDACARU RN

19 de março de 2012

Sala Futura chega ao Complexo do Borel

O Canal Futura e a Fundação São Joaquim, com apoio do programa UPP Social, inauguraram uma unidade do projeto Sala Futura no Complexo do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A midiateca, implementada pela primeira vez em áreas pacificadas, disponibilizará gratuitamente conteúdos educativos e de lazer para a população. O material audiovisual será usado em atividades com as diversas organizações comunitárias da região e no trabalho com policiais da UPP local, a fim de promover debates sobre educação, cidadania, segurança pública e direitos humanos, entre outros assuntos.
Cerca de 13 mil moradores das comunidades da região – Morro do Borel, Indiana, Catrambi, Morro da Cruz, Bananal, Casa Branca e Chácara do Céu – serão beneficiados com a iniciativa. Localizada na sede da Fundação São Joaquim, a Sala Futura contará com a contribuição da mobilizadora cultural Vaneci Azevedo, escolhida por meio de processo seletivo, que atuará na articulação dos conteúdos audiovisuais, intermediando e promovendo diálogos entre a população, as organizações comunitárias e as instituições públicas. “A Sala Futura vai trazer conhecimento e crescimento para a comunidade”, ressalta a monitora, que nasceu e foi criada na região.
Reafirmando o compromisso do Canal Futura de incentivar a participação das pessoas em ações que promovam a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades, o modelo de implementação da Sala, assim como os principais temas que devem ser debatidos pela população, foi definido em parceria com as instituições locais que formam a Rede Social do Borel através de reuniões realizadas desde 2010.
O vasto acervo audiovisual, que abrigará conteúdos como “Nota 10 – Segurança Pública”, “Diz aí”, “Ética” e os programas do projeto “A cor da cultura”, entre outros, foi construído a partir de fórum com representantes do Complexo do Borel. O material da Sala será utilizado, de forma itinerante, na Fundação São Joaquim e em outros espaços nas organizações da Rede Social do Borel.
Esta é a quarta Sala Futura a entrar em operação no estado do Rio de Janeiro. Duas midiatecas estão situadas na Zona Norte da capital: no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral, numa parceria com o Grupo Cultural AfroReggae, e na Biblioteca Popular Lima Barreto, no Complexo da Maré, juntamente com a Redes de Desenvolvimento da Maré. O terceiro espaço funciona, desde dezembro de 2011, no município de São Gonçalo, quadra da Escola de Samba Porto da Pedra, no bairro de Vila Lage. Há unidades ainda em Ouro Preto (MG), São Paulo (SP) e Recife (PE). Até o final de 2012, serão inauguradas duas Salas nas regiões Sul e Norte.
Saiba mais sobre a Sala Futura
A Sala Futura é uma midiateca que coloca a tecnologia e o conteúdo audiovisual produzido pelo Canal Futura a serviço da educação e da defesa dos direitos humanos por meio de diferentes modelos de parceria. Na unidade do Complexo do Borel, o foco será Educação, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos, com o objetivo de fornecer ferramentas para o desenvolvimento de diálogos entre moradores, instituições públicas e organizações comunitárias. O acesso é livre e gratuito.
Os vídeos poderão ser conferidos na própria sala ou copiados para CDs e DVDs para utilização em atividades externas em creches, escolas e ONGs. Os downloads são feitos por meio do Futuratec, a videoteca gratuita do Canal Futura que conta com mais de 700 programas de diversas séries, como o Um Pé de Quê?, com Regina Casé, o Afinando a Língua, com Tony Bellotto, e o Passagem Para…, com o jornalista Luís Nachbin.
Assim como nas outras unidades, o projeto é uma ação compartilhada, ficando a Fundação São Joaquim responsável por gerenciar e promover atividades com o conteúdo, materiais e equipamentos doados pelo Futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN