Primeiro Curso Superior de Espiritismo no País
Se quiser saber mais, entre no site: www.falec.br
Começa a funcionar no ano que vem o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil. O estudo da doutrina dos espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Alan Kardec (1804-1869) há um século e meio, não será mais exclusividade dos centros espíritas espalhados pelo País. A partir do ano que vem os adeptos da doutrina poderão estuda-la, com direito a diploma, beca e tudo o mais que uma graduação universitária dá direito. Foi o que decidiu o Ministério da Educação ao autorizar em setembro o funcionamento do primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil, que será ministrado na Faculdade
Se quiser saber mais, entre no site: www.falec.br
Começa a funcionar no ano que vem o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil. O estudo da doutrina dos espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Alan Kardec (1804-1869) há um século e meio, não será mais exclusividade dos centros espíritas espalhados pelo País. A partir do ano que vem os adeptos da doutrina poderão estuda-la, com direito a diploma, beca e tudo o mais que uma graduação universitária dá direito. Foi o que decidiu o Ministério da Educação ao autorizar em setembro o funcionamento do primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil, que será ministrado na Faculdade
Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba (PR). “A idéia do curso é formar não só bacharéis,
mas
também pesquisadores do espiritismo”, diz Maury Rodrigues da Cruz,
presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso
de quatro anos.
As inscrições para o vestibular estarão abertas até 13 de dezembro e os candidatos que disputarão as 100 vagas oferecidas terão de passar também por uma entrevista com especialistas. “É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingresso
As inscrições para o vestibular estarão abertas até 13 de dezembro e os candidatos que disputarão as 100 vagas oferecidas terão de passar também por uma entrevista com especialistas. “É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingresso
de pessoas realmente comprometidas com a pesquisa”, explica Cruz
As bases da doutrina são a crença num Deus Único, criador de todo o Universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre, por meio de várias encarnações.
As bases da doutrina são a crença num Deus Único, criador de todo o Universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre, por meio de várias encarnações.
Um dos objetivos do curso é a análise do espiritismo em suas linhas religiosa, filosófica
e
científica. A existência da alma, sua sobrevivência ao transe da morte e
os fenômenos mediúnicos compõem um universo ainda pouco estudado nas
rodas acadêmicas.
“É preciso dar massa crítica e espírito investigativo à obra de Kardec”, analisa Cruz. Nicete Bruno, espírita desde a juventude, aprova a criação da universidade. “No âmbito coletivo,
“É preciso dar massa crítica e espírito investigativo à obra de Kardec”, analisa Cruz. Nicete Bruno, espírita desde a juventude, aprova a criação da universidade. “No âmbito coletivo,
o
estudo dos fundamentos espíritas contribuirá para desmistificar muitos
aspectos do espiritismo. E quem se habilitar a fazer a faculdade com
certeza ganhará muito em autoconhecimento”,afirma a atriz.
O espiritismo surgiu na França no século XIX e tem no Brasil hoje sua maior comunidade. Segundo o último censo do IBGE são 2,34 milhões de adeptos. Como estima-se que os espíritas assumidos em todo o planeta não passem de 15 milhões, pode-se dizer que o Brasil é o país do espiritismo. Foi também em solo brasileiro que viveu Francisco Cândido Xavier (1910-2002), considerado o mais produtivo médium espírita. Em sua longa vida, Chico Xavier, como era conhecido, psicografou 418 títulos sob inspiração do espírito Emmanuel. Seus livros correram o mundo e chegaram ao volume de 25 milhões de exemplares vendidos.
Não pensem os mais afoitos, no entanto, que a escola é uma versão brasileira de Hogwarts,
O espiritismo surgiu na França no século XIX e tem no Brasil hoje sua maior comunidade. Segundo o último censo do IBGE são 2,34 milhões de adeptos. Como estima-se que os espíritas assumidos em todo o planeta não passem de 15 milhões, pode-se dizer que o Brasil é o país do espiritismo. Foi também em solo brasileiro que viveu Francisco Cândido Xavier (1910-2002), considerado o mais produtivo médium espírita. Em sua longa vida, Chico Xavier, como era conhecido, psicografou 418 títulos sob inspiração do espírito Emmanuel. Seus livros correram o mundo e chegaram ao volume de 25 milhões de exemplares vendidos.
Não pensem os mais afoitos, no entanto, que a escola é uma versão brasileira de Hogwarts,
a escola de formação de bruxos dos livros e filmes de Harry Potter, personagem criado pela britânica J.K.Rowling..
A essa turma, o criador do curso Maury da Cruz manda um recado: “Não vamos formar bruxos, videntes ou médiuns, muito menos ensinar a ver fantasmas”, brinca ele.
A essa turma, o criador do curso Maury da Cruz manda um recado: “Não vamos formar bruxos, videntes ou médiuns, muito menos ensinar a ver fantasmas”, brinca ele.
Vejam a grade curricular :
Disciplinas
|
Períodos e Carga Horária
|
Total
| |||||||
1ª Série
|
2ª Série
|
3ª Série
|
4ª Série
| ||||||
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
| ||
Língua Portuguesa
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
Ética
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
Sociologia Geral
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
Introdução à Filosofia I e II
|
80
|
80
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
160
|
Fundamentação Doutrinária Espírita
|
80
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
Informática Básica
|
80
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
Metodologia Científica I e II
|
40
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
Psicologia Geral
|
0
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
Literatura Espírita
|
0
|
80
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
Introdução à Antropologia
|
0
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
História das Religiões I, II e III
|
0
|
80
|
40
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
160
|
Ética Espírita
|
0
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
Sociologia Espírita
|
0
|
0
|
80
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
História do Espiritismo I e II
|
0
|
0
|
80
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
120
|
Estética
|
0
|
0
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
Psicologia e Espiritismo
|
0
|
0
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
Filosofia Espírita I e II
|
0
|
0
|
80
|
80
|
0
|
0
|
0
|
0
|
160
|
Doutrina Social Espírita I e II
|
0
|
0
|
40
|
40
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
Cosmologia e Física Quântica I e II
|
0
|
0
|
0
|
40
|
40
|
0
|
0
|
0
|
80
|
O Evangelho Seg. o Espiritismo
|
0
|
0
|
0
|
80
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
Ensino e Pesquisa Teológica
|
0
|
0
|
0
|
80
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
Projeto Integração e Cidadania
|
0
|
0
|
0
|
34
|
0
|
0
|
0
|
0
|
34
|
Metafísica I e II
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
40
|
0
|
0
|
120
|
Lógica I e II
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
40
|
0
|
0
|
80
|
Antropologia Espírita I e II
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
40
|
0
|
0
|
80
|
O Livro dos Espíritos
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
0
|
0
|
0
|
80
|
História do Espiritismo no Brasil
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
0
|
0
|
0
|
80
|
Espiritismo Moral e Direito
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
0
|
0
|
0
|
40
|
O Livro dos Médiuns
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
0
|
0
|
80
|
A Teologia nas Diferentes Ideologias Religiosas
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
0
|
0
|
80
|
Pesquisa e Monografia I, II e III
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
80
|
80
|
240
|
Epistemologia
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
0
|
0
|
40
|
Língua Francesa
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
0
|
80
|
A Doutrina Espírita e a Medicina
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
0
|
40
|
Teologia Comparada I e II
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
40
|
80
|
Centro Espírita como Unidade Social -Funcional
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
0
|
40
|
A Gênese
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
0
|
80
|
História da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas
|
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
40
|
A Mediunidade e suas Diversas Linguagens
|
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
80
|
80
|
Os Fenômenos Espíritas e a Ciência
|
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
40
|
Atividade Complementar
|
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
40
|
Pedagogia Espírita
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
40
|
40
|
Totalização por período e geral
|
400
|
400
|
400
|
434
|
400
|
400
|
360
|
360
|
3.154
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário