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domingo, 2 de outubro de 2011

Partindo das questões organizativas do programa estadual para DST/AIDS e hepatites virais e seguridade social realizamos um mix histórico


Partindo das questões organizativas do programa estadual  para DST/AIDS e hepatites virais e seguridade social realizamos um mix histórico contemplando assim a situação histórica do aparecimento do primeiro programa em são Paulo e vimos nascer com o SUS  em 1988 e sua regulamentação em 1990 . vivenciamos a estruturação política em toda a sua plenitude e mais ainda partindo dos gestores  de políticas publicas inseridos num contexto publico extravasar na continua e sistemática do funcionamento bem como a tomada de decisões dos gestores organizado de forma histórica fomos penetrando com eloqüência  seguindo o autor em seu parafraseado formando assim múltiplas ações e pensamentos.
 partindo da declaração do homem como cidadão em 1789 forma a nos enunciando assim  as pressões com que fomos galgando assim nossos direitos e os estendendo a cidadania que embora não plena tenta satisfazer a diversidade de grupos e classes sociais ora vigentes recheados de direitos e incorporados de deveres fomos relegados assim a construção coletiva do SUS como forma altaneira de coibir e transgredir o direito de todos  a saúde,  nesta perspectiva  e apoio institucionalizado  necessários ao bem estar e a sim a refazer o novo conceito saúde doença como forma a dgnizar o homem x mulher em mais alta estirpe é então nesta trilogia que nasce a noção inequívoca de cidadania plena e de forma integralizante normatizando, formalizando e exercendo o controle social o novo cidadão agora e refém do seu próprio destino democrático é preciso também esclarecer que estruturas de saúde , promoção e prevenção de doenças e agravos vão alem do subsistema de saúde e serviços alargando-se a cada dia na maiêutica da sobrevivência.
Não esquecendo de que não só de estrutura vive o sistema de saúde mas também de regras e recursos estes que deveriam voltar com eficiência aos seus dignitários, perfazendo assim  como via de regra a definição sistêmica e paulatina de um melhor serviço prestado. Ganhando assim a vida plena a partir de seus vários atores em uma nefasta ação continua de controle e gestão e atenção a priorizar os eixos da equidade, diversidade, universalidade sempre de maneira em que a sinergia ora empregada seja na mais alta expectativa de que em cada contexto seja definido  estratégias para que o sistema seja desenvolvido e potencializado. Que a participação social, a hierarquização e regionalização universalizantes e com equidade deveriam ser  norteadores estruturantes do organograma sócio político. Sendo o SUS um sistema complexo e político ladeado pelas três esferas de governo, alocando recursos e devendo estes serem distribuídos em todos de forma igual é então que vem o gargalo do sistema a mal fadada gestão e a falta integralizante do controle efetivo destes causa as vezes e graves transtornos em todos os níveis de atenção numa perspectiva democrática percebemos assim a importância real das osc/ONG e da própria sociedade a pautar e consolidar seus direitos efetivos num controle social com afinco e determinação através dos conselhos de saúde e das próprias osc o controle social chamado publico deveria ser efetivado com toda a sinergia.
Representando assim uma mudança substantiva na forma como o estado e a sociedade se organiza sendo respondida através das transformações ora efetivadas, rompendo assim com clareza os processos tradicionais da ma gestão  como componente essencial a qualificação efetiva do SUS e a ratificação dos processos  e mecanismos burocráticos. Num pacto de defesa do SUS e defesa ao pacto da vida com determinação enfatizamos assim a pretensão  de muitos que doam seus serviços e sua vida como  forma de referencia e entrega utópica e singular de doação ao outro de todas as formas  e maneiras.


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