PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

domingo, 5 de dezembro de 2010

FEMINIZAÇÃO DA AIDS

Aumentam os casos de Aids em mulheres, revela estudo
Publicação: 05 de Dezembro de 2010 às 00:00 tribuna do norte "texto retirado e editado"



Na década de 80 a proporção era de 40 homens infectados com o vírus do HIV para uma mulher. Nos anos 90 esse número era de 20 homens infectados para cada mulher. E hoje o levantamento divulgado, no último dia primeiro, pelo Ministério da Saúde, aponta que a proporção é que a cada dois homens uma mulher tem o vírus da doença.

Outro dado relevante diz respeito à faixa etária dos portadores da doença. No RN, observa-se uma maior concentração de casos (81%) entre pessoas de 20 a 49 anos. Justamente a faixa de idade de Jane e de outras tantas mulheres que já possuem relacionamentos maritais.


IDOSOS

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, também houve um crescimento nos casos de AIDS em pessoas acima de 50 anos. Em 2000, o total de notificações para essa faixa etária era de 13 casos, passando para 55 em 2008 e 53 no ano passado. Para os especialistas, o aumento está relacionado ao fato dos idosos estarem fazendo mais sexo. Diferente do que acontecia há alguns anos, hoje muitos fazem uso de medicamentos que ajudam na ereção e têm a possibilidade de prolongar sua vida sexual.

JOVENS

A infectologista Marise Reis faz um alerta à população jovem do Rio Grande do Norte. “De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, em 2008, 90% dos nossos jovens sabiam que como se transmite a AIDS, mas 60% deles não usam camisinha nas sua relações sexuais. E mostra que falta empenho da sociedade, que não faz a sua parte nessa luta contra a doença”, diz a médica.

Por isso nunca é demais lembrar que é importante utilizar o preservativo nas relações sexuais, principais nas casuais. “Se você manteve relações sexuais sem camisinha deve esperar aproximadamente um mês e depois faça um teste de HIV”, alerta a infectologista.

Aumenta incidência de casos em menores de cinco anos

Mas um dado preocupante está relacionado com a incidência da AIDS em menores de cinco anos. De 2000 a 2009, no RN foram identificados 38 casos da doença nessa faixa etária, representando um aumento de 1,7% no período.

Para a infectologista Marise Ribeiro, o aumento dos casos nessa faixa etária reflete o problema da mulher jovem que não tem acesso ao sistema de saúde. “É inadmissível que os bebês nasçam com AIDS. Hoje todas as mulheres grávidas têm o direito de fazer o teste de HIV no pré-natal. E se ela for positiva, vai ter acesso ao medicamento antirretroviral, que possibilitará a não transmissão da doença para a criança. Com esse medicamento, a chance de transmitir é menor que 2%, já sem o remédio essa possibilidade passa para 40%”, explica Marise Reis.

Esse grupo – das criança menores de cinco anos – acaba prejudicado pela falta de responsabilidade ou de esclarecimento das mães, pois adquirem a doença intraútero, durante o parto ou amamentação.
Mesmo quando a gestante recebe o retroviral pouco tempo antes do parto, as chances de transmitir o vírus do HIV são menores. “O acesso ao tratamento da AIDS é universal e gratuito. Os medicamentos – o coquetel – é distribuído na rede pública de saúde a todos que precisem”, diz Marise.

“Nenhum portador do vírus leva uma vida normal” "esta opnião pode ser questionavel apesar dos desafios de todos os dias que são muito grandes"...

A popularização dos medicamentos antirretrovirais (coquetéis) – que surgiram na década de 1980 – percebe-se uma banalização da AIDS. É como se o ‘coquetel’ matasse o vírus do HIV, o que não acontecesse. O remédio ajuda a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

“As pessoas pensam que depois do coquetel da AIDS ficou mais fácil, mas nenhum portador do HIV leva uma vida normal. A gente fica preocupado com a hora de tomar o remédio, com a alimentação. É muito complicado”, conta a dona de casa Jane Nascimento. Ela toma 12 tipos de medicamentos diferentes todos os dias. A maioria deles provoca efeitos colaterais como diarréia, tontura, osteoporose, entre outros. Com tantos contratempos fica realmente difícil levar uma vida normal.

A dona de casa alerta ainda para que não haja uma banalização da doença e que as mulheres se imponham na relação sexual, exigindo o uso do preservativo. “Muita mulher pede ao parceiro para usar a camisinha, mas ele reclama e logo desconfia dela, quando na verdade, ela está querendo apenas se proteger. A única coisa que pode salvar você de pegar AIDS é a camisinha”, orienta Jane.

A infectologista Marise Reis explica que a mulher tem mais chances de se contaminar porque é ela quem entra em contato com o esperma. Dessa forma se tornam mais vulneráveis ao vírus.

“Mas todos, independente de sexo e orientação sexual estão sujeitos a adquirir a doença. No Brasil, cerca de 600 mil pessoas já adoeceram e no mundo, mais de 30 milhões já morreram vítimas da AIDS”, alerta a médica.

APOIO


Ms. Fr. Marcello J.Rocha Fernandes, Mobosj - Olufam
kiumba Exu Akirijèbó
http://groups.yahoo.com/group/fpeern
twiter: @MANDACARURN
facebook manadacaru
http://mandacarurn.arteblog.com.br
http://mandacarurn.blogspot.com/

REDE MANDACARURN SEGUINDO COM EFICACIA A 20 ANOS DE RESISTÊNCIA NO NORDESTE
NO BRASIL E NO MUNDO...
PRECISAMOS DE VOCE RECEBEMOS TODO TIPO DE DOAÇÃO INCLUISVE SE VOCE DESEJA
DIGITAR CUPONS FISCAIS NA SUA PROPRIA CASA DOE UM POUCO DE SEU TEMPO
PRECIOSO AJUDE-NOS NESTA OBRA VENHA NOS CONHECER....
><((((º>`·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`·.¸¸`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`··´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>

VISITE NOSSO SITIO E RECOMENDE?///
55 84 99777609/ 55 84 30880305/
55 84 88035580/ 55 84 94053604
55 84 30880305
Tudo podemos na Misericordia e na Perseverança...
Amor aos pobres e dedicação eterna aos missão... e aos não incluidos...

Epie Baba...

"Comunidade dos Brasileiros Cristãos e Independentes do Natal-RN "MABOSJ

"Creio, alguém lembrará de nós no futuro".(Safo de Lesbos - 640 a.c)
" Liberdade é pouco. o que eu desejo, ainda não tem nome" (Clarice
Lispector)
"É pela paz que eu não quero seguir admitido", (Marcelo Yuka- O Rappa)
“ O amor é essencial o sexo um acidente pode ser igual pode ser diferente” (
fernando pessoa).

PRECISAMOS DE VOCÊ PARA CONTINUAR ESTA OBRA...
REDE MANDACARURN - LIXO E CIDADANIA - EDUCAÇÃO E
CULTURA
RMRN/RECOSOL

VISITE NOSSO SITIO E RECOMENDE?///
55 84 99777609/ 55 84 30826848/ 55 84 88035580/ 55 84 94053604/30880305
><((((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN