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terça-feira, 7 de outubro de 2014

Fundac realiza oficina 'A Cor da Cultura’ na Escola de GoveRNo


Felipe Alecrim / EGRN
As aulas são realizadas de forma participativa
A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte (Fundac) está promovendo, no período de 22 a 24 de outubro,  uma atividade formativa no campo das relações étnico-raciais, realizada na sede da Escola de GoveRNo. A capacitação é destinada aos operadores do Sistema Socioeducativo, e busca fortalecer e divulgar a importância política da implantação da Lei nº 10.639/2003, que garante a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar.
A ação faz parte do Projeto ‘A Cor da Cultura’ que é realizado pelo Canal Futura em parceria com a Petrobras, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), o Ministério da Educação, a Fundação Palmares, a Fundação Roberto Marinho e a TV Globo.

Na abertura do encontro foi realizada uma palestra sobre a aplicação da Lei nº 10.639/2003 nos segmentos sociais, ministrada pelo teólogo cientista da religião e filosofo e assistente social Josimar Rocha  Fernandes, diretor colegiado da Rede Mandacaru Brasil. ( MENBRO DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ETNICO RACIAL MEC/SECADI RN E CENARAB).

As oficinas estão sendo ministradas por Ana Amélia Mello, do Canal Futura e Jenair Alves, da Inter Redes. Entre os temas trabalhados estão: concepções e conceitos, religiosidade, etnociência, africanidades e infância e juventude. 
Os participantes das oficinas também receberam um kit contendo DVDs com diversos programas produzidos pelo Canal Futura, jogos, cadernos pedagógicos e CDs para serem utilizados como subsídios educativos nas instituições onde atuam.

A Cor da Cultura é um projeto educativo com foco em questões de gênero e juventude e de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro que teve início em 2004. Desde então, através desse projeto são realizados produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história do segmento afro-brasileiro sob um ponto de vista afirmativo. A idéia principal é tirar da invisibilidade a contribuição histórica que a população negra tem dado à sociedade brasileira, tanto na televisão quanto nas salas de aula. Para tal, alia exibição nacional de programas sobre a temática ao uso desse conteúdo na formação de educadores.
 
Fonte:  Assessoria Fundac/RN
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