PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MENSAGEM DE CELULAR AVISA O PACIENTE DO SUS Desde a implantação, já foram mandados 6.185 torpedos. Envio de mensagens foi possibilitado graças à informatização do sistema de saúde, que está em fase de implantação.


MENSAGEM DE CELULAR AVISA O PACIENTE DO SUS

Desde a implantação, já foram mandados 6.185 torpedos. Envio de mensagens foi possibilitado graças à informatização do sistema de saúde, que está em fase de implantação.

Uma iniciativa inovadora está fazendo com que usuários do SUS – Sistema Único de Saúde de Novo Hamburgo sejam lembrados de consultas marcadas na rede municipal. Com o envio de mensagens para o celular dos pacientes, a Prefeitura avisa as pessoas sobre os procedimentos agendados. Implantado em novembro de 2012, a medida tem o objetivo de reduzir o número de ausências. Atualmente, estima-se que 10% dos usuários que agendam consultas não comparecem às unidades de saúde.

Os torpedos enviados aos celulares dos usuários do SUS são bastante objetivos. O paciente recebe informações sobre local, data e horário da consulta. De domingo à quinta-feira, as mensagens são enviadas. O cidadão recebe o torpedo um dia antes do procedimento agendado, uma maneira de fazer com que o aviso fique na memória dos pacientes e não ocorra novo esquecimento. Desde a implantação até 03 de janeiro de 2013, já foram mandados 6.185 torpedos.

O envio de mensagens foi possibilitado graças à informatização do sistema de saúde em Novo Hamburgo, que está em fase de implantação. “Novo Hamburgo está promovendo um grande investimento na área de tecnologia e isto tem refletido na saúde. Trata-se de um conjunto de possibilidades que beneficia o cidadão e os profissionais, organizando o sistema como um todo”, afirma o secretário da Saúde, Roque Werlang.

A previsão é de que, com o decorrer do processo de informatização, os pacientes também sejam lembrados sobre exames agendados, além de consultas. Posteriormente, com o sistema consolidado e com os relatórios trimestrais da SMS – Secretaria da Saúde fechados, um balanço poderá ser feito para avaliar a efetividade do sistema.

Informatização atinge 500 computadores instalados no Município

A informatização da rede de saúde em Novo Hamburgo permite, entre outros procedimentos, o registro de prontuários online e a consulta por parte dos profissionais de saúde ao histórico de cada paciente. No sistema, constam informações como medicamentos prescritos, medicamentos retirados nas farmácias da rede e consultas realizadas. Desde o início da implantação, 500 computadores já foram instalados e mais de 615 profissionais foram treinados individualmente.

Conforme a diretora de Sistemas de Saúde, Tatiane Soares de Souza, a informatização culmina na qualificação do atendimento prestado ao cidadão. “Somente com o prontuário eletrônico, o profissional de saúde tem acesso a todos os atendimentos realizados pelo paciente anteriormente, independente da unidade de saúde em que foi atendido”, coloca.

Para a coordenadora da USF – Unidade de Saúde da Família Iguaçu, a enfermeira Sabrina Bley, o trabalho dos profissionais ficou mais qualificado e o atendimento melhorou. “Facilita muito, pois temos acesso a tudo que já aconteceu com o paciente, que medicação ele tomou, onde ele foi, entre tantos outros procedimentos. É um prontuário eletrônico, sem papelada, de uma forma muito mais correta e organizada”, enfatiza.

O processo de informatização já foi concluído em todas as 11 USFs em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na Farmácia Comunitária, no Centro de Especialidades, no Almoxarifado da Saúde, na Ouvidoria e em dois prestadores de serviços as instalações também já foram finalizadas. Nas UBSs Santo Afonso e Canudos, o processo está 80% concluído. Ainda está em fase de execução a informatização do Laboratório Municipal (em processo de treinamento de servidores), do Hospital Municipal (50% concluída), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos (50% concluída) e do Pronto Atendimento (PA) do Centro (30% concluída).

Fonte: http://novohamburgo.org/site/noticias/novo-hamburgo/2013/01/15/mensagem-de-celular-avisa-o-paciente-do-sus/

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!
Ocorreu um erro neste gadget

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN