Caravana do Axé chega a Aracaju para discutir saúde nos terreiros
A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) promove em Aracaju/SE, nos dias 1º e 2 de dezembro, a Caravana do Axé. A iniciativa tem o objetivo de mobilizar os povos de terreiro em prol da saúde da população negra e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de painéis, salas de conversa e oficinas, o evento prevê o fortalecimento das lideranças locais de religiões de matriz africana para o exercício do controle social de políticas públicas, além de ampliar o acesso a informações sobre prevenção em saúde e o debate em torno do aparato legal no âmbito das questões que envolvem gênero e direitos humanos.
Dentre os temas a serem abordados estão os desafios e conquistas da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; a valorização cultural das práticas de cuidados nos terreiros e o patrimônio cultural dos terreiros como inspiração para a geração de renda e para a promoção da saúde. Consta ainda na programação oficinas para discussão acerca do Estatuto da Igualdade Racial e do Plano de Desenvolvimento Sustentável para os Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro.
O projeto será palco de discussão sobre o acesso da população negra aos serviços de saúde pública, com vistas a desconstruir o racismo institucional no atendimento à população negra e aos povos de terreiro nas unidades de saúde. Ao final do evento, está prevista a elaboração de um plano de ação para a preservação do patrimônio cultural dos terreiros locais, com ênfase na criação de memorial e estímulo a publicações que registrem as práticas de cuidados e promoção de saúde nos próprios terreiros.
A Caravana contará também com a participação de pesquisadores, profissionais de saúde e comunidade em geral. Além da capital sergipana, os municípios brasileiros escolhidos para sediar as atividades este ano foram Macapá/AP e Ilhéus/BA. Em Sergipe, o evento recebe o apoio da Fundação Cultural Palmares, Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde, Cultura e Igualdade Racial.
Programação
Caravana do Axé
LOCAL: Aracaju/SE
DATA: 01 e 02/12/2013
DIA 01/12
09h15 - Mesa de Abertura
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Fundação Cultural Palmares, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Igualdade Racial, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Cultura
10h - Sala de Conversa
Projeto Caravana do Axé: promoção da cultura, saúde e cidadania dos povos de terreiros
10h45h- Painel 1
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: desafios e conquistas
11h45 às 12h30 - Sala de Conversa
As práticas de cuidados nos terreiros: preservação e valorização cultural
14h - Painel 2
Os Terreiros e a Educação Patrimonial: Por que e como preservar o patrimônio dos terreiros?
16h - Sala de Conversa
O patrimônio cultural dos terreiros como inspiração para a geração de renda e para a promoção da saúde
DIA 02/12
9h às 12h30 – Oficina
Terreiros e os direitos humanos
- Legislação, direitos e deveres
- Estatuto da Igualdade Racial
- Plano de Desenvolvimento Sustentável para os Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro
14h às 16h30 – Oficina
Elaboração de um plano de ação para a preservação do patrimônio cultural dos terreiros locais, com ênfase na criação de memorial dos terreiros e estímulo a publicações que registrem as práticas de cuidados dos terreiros
16h30 – Exibição do documentário ‘O Cuidar nos Terreiros’
17h30 - Avaliação e Encerramento
18h - Apresentação Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário