PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 11 de julho de 2013

RELATO DA PLENÁRIA NACIONAL DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA... REPASSANDO RELATO DAS PELANRIAS NACIONAIS DO POVO DE TERREIRO

RELATO DA PLENÁRIA NACIONAL DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA...

Nos dias 04 e 05 de julho de 2013 ocorreram em Brasília-DF, a Plenária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, etapa preparatória para a III CONAPIR (Conferencia Nacional de Promoção de Politica de Igualdade Racial) tendo como tema central, Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil afirmativo. 

 objetivos da plenaria:
- Reafirmar e ampliar o compromisso do Governo Federal e da sociedade brasileira com politicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essências á democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil.
- Avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Politica Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
- Propor recomendações para o enfrentamento ao racismo.
= Discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

É muito bom ver os povos de Matriz Africana neste processo de reconstrução do Brasil para uma sociedade mais justa e igualitária, ocupando espaços onde possamos fazer propostas que venham acabar de vez com o racismo neste Pais, temos que nus conceituar de forma que possamos encontra estratégica para o dialogo com o governo.
O processo da III CONAPIR e levado adiante por movimentos e Lideranças da sociedade civil, é preciso que o governo abra os ouvidos para ouvir o que estamos dizendo, o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas não foi para os pobres, o pressuposto dele é a riqueza das comunidades que ele representa não temos o que inventar só temos que dar visibilidade ao que já existe, nossa contribuição não pode ser jogada no lixo, a população afro-brasileira se faz povo de direito.
As plenárias existem para que as autoridades e representantes de Matriz Africana possam falar, temos um segmento tradicional a nus referir, estamos no caminho que pode nus leva a relação de respeito e dignidade do Estado com os Povos e Comunidades de Matriz Africana. 
Sempre tivemos um papel importante na construção do Pais, e hoje não é diferente, a SEPPIR é fruto desta construção.
O Rio Grande do Norte precisa avançar nesta temática dialogando com lideranças e movimentos sociais, não podemos deixar de fora os verdadeiros donos desta terra aqueles que acolheram nossos ancestrais “os índios”. É preciso que cada um de nos tenha em nos e no outro a certeza que de estamos trilhando os passos dos nossos ancestrais rumo a esperança, estamos fazendo politica e precisamos fazer politica.
A politica contra o racismo, a politica contra a intolerância.
O Rio Grande do norte se fez presente nesta plenaria nas seguintes representações:

AS VAGAS ASSIM FORAM DISTRIBUIDAS EM EDITAL CONVOCADO PELA SEPPIR/DF NACIONAL:

REPRESENTAÇÕES INSTITUCIONAIS:

FOSAMPOTEMA/RN - YA TEMI LUCIENE DE OYA Coord. Colegiada - POVO JEJE


CENERAB/RN/ REDE MANDACARU BRASIL YAMORÔ - ELIZABETH LIMA -  POVO KETU

CONVIDADO NACIONAL - TATA KASULUPOMGO - POVO BANTU


COMO MENBRO DA IMPRESSA E MENBRO DE INSTITUIÇÃO PARCEIRA CANAL FUTURA  - ANA AMELIA D*OYA





FONTE: YALORIXA  TEMI LUCIENE DE OYA TOGUN

ROÇA JEJE OBETOGUNDA  NA LUTA PELA DEMOCRACIA E EFETIVAÇÃO DAS POLITICAS NACIONAIS E LOCAIS DE IGUALDADE RACIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN