PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 28 de março de 2013

Formação em Educação Popular e Saúde dos Coletivos - Reunião ANEPS Nacional



Reunião ANEPS Nacional
Presentes: Cledson – SE, Denise – AM, Eni – MG, Etel – SC, Fabiane – MG, Gema – RS, Graciela – RJ, Ivanilde – GO, Luanda – RJ, Luzia – SP, Manuel – PI, Neide – CE, Roberto – SE, Simone – SE, Sueli – MT, Sueli – AL, Tiago – BA, Vera – CE
Informes
Projeto de Educação Popular em Saúde dos Coletivos
O último retorno que se tem do projeto é que é necessário trocar os formulários da OPAS, pois os mesmos foram alterados. A coordenação responsável pelo curso, que reúne pessoas dos diferentes coletivos já está fazendo a alteração e irá encaminhar nessa semana para a OPAS.
O projeto pode ser ampliado com a parceria que agora está sendo colocada pela Sgets
Aneps e Encontros Estaduais
Ø  Entre os dias 03 e 05 de maio, ocorrerá em Pernambuco o 3° Encontro Estadual de Educação Popular, com o Tema PNEPS e 10 anos da ANEPS.
Ø  Em Aracajú/SE, ocorreu no último final de semana o 7° Encontro Estadual de Educação Popular e o 3º Encontro de Práticas.
Ø  Em Teresina/PI, haverá um Encontro de Educação Popular nos dias 12 e 13 de abril.
Ø  No Rio Grande do Sul também está sendo organizado um encontro, embora ainda não tenha data agendada.
Ø  Na Bahia está sendo organizado um Centro de Referência em Educação Popular, formação e práticas. No entanto a Aneps-BA está precisando de apoio para seguir com os debates com a gestão.
Ø  No Ceará já começou o processo de formação em Reiki e no final de maio começará o curso de formação avançada. Além disso começará em abril os cursos de Massoterapia e Educação Popular e de Farmácia Viva e Educação Popular. O processo tem sido muito rico, onde vários profissionais atuam como educadores e educandos.
Ø  No Ceará também estão organizando encontros com os movimentos para a construção do Comitê de Equidade.
Ø  Ainda no Ceará, o Cirandas da Vida e a Aneps-CE encaminharam um projeto para a OPAS/MS, no sentido de criar uma caravana para levar a Educação Popular aos municípios e movimentos do interior do Estado.
Ø  No Vale do Aço/MG já ocorreram 2 Encontros de Educação Popular em Saúde e novos encontros estão sendo organizados, com propostas de realizar processos formativos.  Mas lá igualmente a Aneps local precisa de apoio e suporte para o desenvolvimento das ações.
Ø  Em São Paulo estão sendo realizadas as rodas de conversa itinerantes, algumas com a presença de gestores, buscando o interesse deles e tornando o desenvolvimento das atividades mais fácil.
Ø  Aproveitando a estrutura de alguns eventos realizados em SP, estão sendo organizadas tendas Paulo Freire que trazem um pouquinho da discussão da Educação Popular. E a cada passo, mais gente fica interessada e se aproxima, mas dar sequência ao trabalho este sendo difícil, devido à ausência de estrutura e longas distâncias das coisas. Em 18 de maio, ocorrerá em São Paulo mais uma Tenda durante a Marcha da Luta Antimanicomial e a Aneps-SP está se organizando pra fazer uma intervenção também durante a Virada Cultural que ocorre nos dias 18 e 19 de maio.
Ø  No Sergipe está previsto para abril o início do curso de práticas integrativas, com 154 vagas e mais de 300 inscritos. Para essa mobilização foram realizadas 5 rodas de conversa nos município, buscado sensibilizar e convidar as pessoas.
Ø  No Mato Grosso continuam acontecendo as rodas de conversa. Entre os dias 07 e 09 de junho ocorrerá um seminário da Aneps-MT, na UFMT para discutir a política de saúde do MT e as OS. Além disso, em agosto, ocorrerá o encontro do Lappis/UERJ, onde será realizada uma tenda.
Ø  Em Goiás, foram organizadas 2 hortas medicinais em 2 assentamentos. A conversa da Educação Popular com a Gestão está ficando cada vez mais difícil e o serviço está sendo cada vez mais privatizado. Quando é possível avançar, a gestão muda e é necessário mudar tudo.
Ø  Em Santa Catarina – Itajaí, está sendo construído um espaço de cuidado e formação da Aneps-SC, e em Florianópolis está sendo organizado um grupo para se reunir e discutir.
Ø  O Morhan organizará em SP, no dia 21 de abril, um encontro dos filhos separados, em parceria com a SEDH – SP, buscando promover atividades de cuidado.
Ø  Em Manaus – AM, no mês de agosto de 2012, foram qualificadas 150 pessoas, dentre elas vários agentes, em Educação Popular. E a partir desse momento foram realizadas várias ações. Com a mudança de gestão estão sendo encontradas muitas dificuldades devido a diferenças de concepção. Está sendo organizado em Manaus, o I Seminário de Educação Popular em Saúde da SEMSA, articulando com o Encontro da Regional da Rede Unida que será realizado em Manaus e apoiará a EPS Municipal.
Ø  No final de maio ocorrerá o 1º Encontro de Práticas do Nordeste em Petrolina.
Ø  No ano passado foi realizado em Alagoas o 5º Seminário de Educação Popular e Saúde, que aconteceu junto com as discussões das Práticas e da Política da População Negra. Nesse sentido a sala de cuidados dentro da Universidade tem se ampliado.
Ø  Em abril, será realizada uma Tenda Damião Alexandrino (no modelo das Tendas Paulo Freire) em um congresso acadêmico da UFAL – Alagoas. E no 2º Semestre ocorrerá o congresso estadual do Cosems, do qual a Aneps- AL compõe a comissão organizadora científica, discutindo as Práticas Integrativas Complementares – PIC.
Reunião Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC
Ø  A conversa com os representantes da PNPIC foi no sentido de problematizar as dificuldades que existem para integrar PIC e Práticas Populares.
Ø  Coordenador da PNPIC afirmou que o melhor caminho não é bater de frente com as corporações e sim trabalhar em parceria. Nesse sentido o primeiro passo é realizar uma oficina articulando as PIC e as Práticas Populares nos municípios, estados e movimentos. Iniciando um diálogo onde há potencialidades.
Ø  Inicialmente uma comissão de 6 pessoas irá organizar essa Oficina que deve ser em junho.
Revista Interface
Ø  Até o dia 30/04, a revista Interface está recebendo artigos relacionados com a Educação Popular em Saúde. As Práticas podem fazer um relato de experiência.
Encaminhamentos da ANEPS para a Oficina de Educação Popular
Durante a reunião, a ANEPS tirou dois encaminhamentos para a Oficina.
·        Um projeto sobre os 10 anos da ANEPS, com proposta de olhar pra trás e pensar pra frente. O projeto prevê a realização de Seminários Estaduais, Regionais e Nacional, visando à ampliação e fortalecimento dos coletivos, bem como a divulgação da Política Nacional de Educação Popular e Saúde – PNEPS.
·        Ampliação do curso de Formação em Educação Popular e Saúde dos Coletivos para os estados que têm núcleos da ANEPS e não foram contemplados.
Pontos da Discussão
ü  É importante manter o tensionamento entre o Estado e o Movimento Social no movimento de implementação da PNEPS.
ü  É necessário fazer um registro audiovisual e escrito dos encontros, inclusive formando pessoas que possam trabalhar com esse audiovisual e em sua produção.
ü  É necessário ter um pouco mais de atenção com os núcleos que estão surgindo e começando a se articular. Bem como instrumentalizá-los na construção de projetos.
Próximos Passos
o   Criação de um grupo entre os representantes nacionais da ANEPS tirados no III Seminário da ANEPS.
o   Publicização dos encaminhamentos da Oficina que deve ser feita pelo Grupo de Trabalho tirado na mesma.

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!
Ocorreu um erro neste gadget

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN