PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 28 de março de 2013

Formação em Educação Popular e Saúde dos Coletivos - Reunião ANEPS Nacional



Reunião ANEPS Nacional
Presentes: Cledson – SE, Denise – AM, Eni – MG, Etel – SC, Fabiane – MG, Gema – RS, Graciela – RJ, Ivanilde – GO, Luanda – RJ, Luzia – SP, Manuel – PI, Neide – CE, Roberto – SE, Simone – SE, Sueli – MT, Sueli – AL, Tiago – BA, Vera – CE
Informes
Projeto de Educação Popular em Saúde dos Coletivos
O último retorno que se tem do projeto é que é necessário trocar os formulários da OPAS, pois os mesmos foram alterados. A coordenação responsável pelo curso, que reúne pessoas dos diferentes coletivos já está fazendo a alteração e irá encaminhar nessa semana para a OPAS.
O projeto pode ser ampliado com a parceria que agora está sendo colocada pela Sgets
Aneps e Encontros Estaduais
Ø  Entre os dias 03 e 05 de maio, ocorrerá em Pernambuco o 3° Encontro Estadual de Educação Popular, com o Tema PNEPS e 10 anos da ANEPS.
Ø  Em Aracajú/SE, ocorreu no último final de semana o 7° Encontro Estadual de Educação Popular e o 3º Encontro de Práticas.
Ø  Em Teresina/PI, haverá um Encontro de Educação Popular nos dias 12 e 13 de abril.
Ø  No Rio Grande do Sul também está sendo organizado um encontro, embora ainda não tenha data agendada.
Ø  Na Bahia está sendo organizado um Centro de Referência em Educação Popular, formação e práticas. No entanto a Aneps-BA está precisando de apoio para seguir com os debates com a gestão.
Ø  No Ceará já começou o processo de formação em Reiki e no final de maio começará o curso de formação avançada. Além disso começará em abril os cursos de Massoterapia e Educação Popular e de Farmácia Viva e Educação Popular. O processo tem sido muito rico, onde vários profissionais atuam como educadores e educandos.
Ø  No Ceará também estão organizando encontros com os movimentos para a construção do Comitê de Equidade.
Ø  Ainda no Ceará, o Cirandas da Vida e a Aneps-CE encaminharam um projeto para a OPAS/MS, no sentido de criar uma caravana para levar a Educação Popular aos municípios e movimentos do interior do Estado.
Ø  No Vale do Aço/MG já ocorreram 2 Encontros de Educação Popular em Saúde e novos encontros estão sendo organizados, com propostas de realizar processos formativos.  Mas lá igualmente a Aneps local precisa de apoio e suporte para o desenvolvimento das ações.
Ø  Em São Paulo estão sendo realizadas as rodas de conversa itinerantes, algumas com a presença de gestores, buscando o interesse deles e tornando o desenvolvimento das atividades mais fácil.
Ø  Aproveitando a estrutura de alguns eventos realizados em SP, estão sendo organizadas tendas Paulo Freire que trazem um pouquinho da discussão da Educação Popular. E a cada passo, mais gente fica interessada e se aproxima, mas dar sequência ao trabalho este sendo difícil, devido à ausência de estrutura e longas distâncias das coisas. Em 18 de maio, ocorrerá em São Paulo mais uma Tenda durante a Marcha da Luta Antimanicomial e a Aneps-SP está se organizando pra fazer uma intervenção também durante a Virada Cultural que ocorre nos dias 18 e 19 de maio.
Ø  No Sergipe está previsto para abril o início do curso de práticas integrativas, com 154 vagas e mais de 300 inscritos. Para essa mobilização foram realizadas 5 rodas de conversa nos município, buscado sensibilizar e convidar as pessoas.
Ø  No Mato Grosso continuam acontecendo as rodas de conversa. Entre os dias 07 e 09 de junho ocorrerá um seminário da Aneps-MT, na UFMT para discutir a política de saúde do MT e as OS. Além disso, em agosto, ocorrerá o encontro do Lappis/UERJ, onde será realizada uma tenda.
Ø  Em Goiás, foram organizadas 2 hortas medicinais em 2 assentamentos. A conversa da Educação Popular com a Gestão está ficando cada vez mais difícil e o serviço está sendo cada vez mais privatizado. Quando é possível avançar, a gestão muda e é necessário mudar tudo.
Ø  Em Santa Catarina – Itajaí, está sendo construído um espaço de cuidado e formação da Aneps-SC, e em Florianópolis está sendo organizado um grupo para se reunir e discutir.
Ø  O Morhan organizará em SP, no dia 21 de abril, um encontro dos filhos separados, em parceria com a SEDH – SP, buscando promover atividades de cuidado.
Ø  Em Manaus – AM, no mês de agosto de 2012, foram qualificadas 150 pessoas, dentre elas vários agentes, em Educação Popular. E a partir desse momento foram realizadas várias ações. Com a mudança de gestão estão sendo encontradas muitas dificuldades devido a diferenças de concepção. Está sendo organizado em Manaus, o I Seminário de Educação Popular em Saúde da SEMSA, articulando com o Encontro da Regional da Rede Unida que será realizado em Manaus e apoiará a EPS Municipal.
Ø  No final de maio ocorrerá o 1º Encontro de Práticas do Nordeste em Petrolina.
Ø  No ano passado foi realizado em Alagoas o 5º Seminário de Educação Popular e Saúde, que aconteceu junto com as discussões das Práticas e da Política da População Negra. Nesse sentido a sala de cuidados dentro da Universidade tem se ampliado.
Ø  Em abril, será realizada uma Tenda Damião Alexandrino (no modelo das Tendas Paulo Freire) em um congresso acadêmico da UFAL – Alagoas. E no 2º Semestre ocorrerá o congresso estadual do Cosems, do qual a Aneps- AL compõe a comissão organizadora científica, discutindo as Práticas Integrativas Complementares – PIC.
Reunião Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC
Ø  A conversa com os representantes da PNPIC foi no sentido de problematizar as dificuldades que existem para integrar PIC e Práticas Populares.
Ø  Coordenador da PNPIC afirmou que o melhor caminho não é bater de frente com as corporações e sim trabalhar em parceria. Nesse sentido o primeiro passo é realizar uma oficina articulando as PIC e as Práticas Populares nos municípios, estados e movimentos. Iniciando um diálogo onde há potencialidades.
Ø  Inicialmente uma comissão de 6 pessoas irá organizar essa Oficina que deve ser em junho.
Revista Interface
Ø  Até o dia 30/04, a revista Interface está recebendo artigos relacionados com a Educação Popular em Saúde. As Práticas podem fazer um relato de experiência.
Encaminhamentos da ANEPS para a Oficina de Educação Popular
Durante a reunião, a ANEPS tirou dois encaminhamentos para a Oficina.
·        Um projeto sobre os 10 anos da ANEPS, com proposta de olhar pra trás e pensar pra frente. O projeto prevê a realização de Seminários Estaduais, Regionais e Nacional, visando à ampliação e fortalecimento dos coletivos, bem como a divulgação da Política Nacional de Educação Popular e Saúde – PNEPS.
·        Ampliação do curso de Formação em Educação Popular e Saúde dos Coletivos para os estados que têm núcleos da ANEPS e não foram contemplados.
Pontos da Discussão
ü  É importante manter o tensionamento entre o Estado e o Movimento Social no movimento de implementação da PNEPS.
ü  É necessário fazer um registro audiovisual e escrito dos encontros, inclusive formando pessoas que possam trabalhar com esse audiovisual e em sua produção.
ü  É necessário ter um pouco mais de atenção com os núcleos que estão surgindo e começando a se articular. Bem como instrumentalizá-los na construção de projetos.
Próximos Passos
o   Criação de um grupo entre os representantes nacionais da ANEPS tirados no III Seminário da ANEPS.
o   Publicização dos encaminhamentos da Oficina que deve ser feita pelo Grupo de Trabalho tirado na mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN