26 dezembro - 1 janeiro
um feriado Africano-americanos e Pan-Africano celebrada por milhões de pessoas em todo o mundo Africano comunidade, Kwanzaa traz uma mensagem cultural que fala melhor do que significa ser humano Africano e no sentido mais amplo. Dada a Kwanzaa profundo significado tem para os afro-americanos e, de fato, a comunidade mundial Africano, é imperativo que uma fonte autorizada e site estar disponível para dar um relato preciso e expansiva de suas origens, conceitos, valores, símbolos e práticas.
M oreover, dado o crescimento rápido e contínuo de Kwanzaa ea discussão paralela expandiu dele e questões conexas, uma fonte autorizada que ajuda tanto na elaboração e informando a discussão é também da maior importância. Portanto, o interesse central deste site é fornecer informações que revela e reafirma o significado da beleza, integridade e expansiva do feriado e, portanto, auxilia na nossa aproximação com a profundidade de pensamento, sentimento, dignidade e de excepcionalidade que merece.
T ele férias, então vai de necessidade, ser contratado como uma antiga tradição cultural viva e que reflete o melhor do pensamento Africano e prática em sua reafirmação da dignidade da pessoa humana em comunidade e da cultura, o bem-estar da família e da comunidade, a integridade do meio ambiente e do nosso parentesco com ele, eo recurso rico e significado da cultura de um povo. É dentro deste entendimento, então, que a Organização Us, a organização e fundação de Kwanzaa o goleiro autoridade da tradição, estabeleceu e mantém este site.
/ / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Dr. Maulana Karenga
Criador do Kwanzaa eo Nguzo Saba Professor e Presidente Africana Estudos California State University, Long Beach Chair, A Organização Us e A Associação Nacional de Kawaida Organizações (Nako) As saudações durante Kwanzaa estão em Swahili. Swahili é uma linguagem Pan-Africano e é escolhido para refletir Africano americanos "compromisso com toda a cultura da África e Africano, em vez de a um grupo étnico específico ou nacional ou cultura. As saudações são reforçar a conscientização e compromisso com os sete princípios. Ela é: "Habari gani?" e a resposta é cada um dos princípios para cada um dos dias do Kwanzaa, ou seja, "Umoja", no primeiro dia, "Kujichagulia", no segundo dia, e assim por diante.
Presentes são dadas principalmente para as crianças, mas deve sempre incluir um livro e um símbolo de herança. O livro é enfatizar o valor Africano e tradição de aprendizado destacou desde o Egito antigo, eo símbolo do patrimônio de reafirmar e reforçar o compromisso Africano para a tradição e história.
As cores do Kwanzaa são preto, vermelho e verde, como mencionado acima e podem ser utilizados em decorações de Kwanzaa. Também deve incluir decorações tradicionais itens africanos, ou seja, cestas africanas, padrões de tecido, objetos de arte, símbolos de colheita, etc
Kwanzaa: Raízes e Ramos
As Raízes Continental Africano
Kwanzaa é um feriado Africano-americanos e Pan-Africano que celebra a família, comunidade e cultura. Celebrado de 26 dezembro - 1 janeiro, suas origens estão nas celebrações da colheita primeiro da África, de onde tira o seu nome. O Kwanzaa nome é derivado da frase "Matunda ya kwanza", que significa "primeiros frutos" em suaíli, uma língua Pan-Africano que é a língua mais falada Africano.
As celebrações primeiro-frutas estão registrados na história Africano, tanto para trás como o antigo Egito e da Núbia e aparecem em tempos antigos e modernos em outros clássicos civilizações africanas como Ashantiland e Yorubaland. Estas celebrações também são encontrados em tempos antigos e modernos entre as sociedades tão grande quanto impérios (o Zulu ou reinos (Suazilândia) ou sociedades menores e grupos como o, Matabele Thonga e Lovedu, todos sudeste da África. Kwanzaa se baseia nos cinco atividades fundamentais da Continental africanos "primeiro fruto" celebrações:. congregantes; reverência; comemoração; recommitment, e celebração de Kwanzaa, então, é:
O Poder Africano americano
Enraizados nesta história antiga e cultura, Kwanzaa desenvolve como um ramo florescente da vida Africano-americanos e luta como uma tradição recriada e ampliada antiga. Assim, ele tem características especiais que só um feriado Africano americano, mas também um Pan-Africano, Para ele desenha a partir de culturas de vários povos africanos, e é celebrada por milhões de africanos em toda a comunidade mundial Africano. Além disso, esses vários povos africanos comemoram Kwanzaa porque fala não só para os afro-americanos de uma maneira especial, mas também para os africanos como um todo, em sua ênfase na história, valores, família, comunidade e cultura.
Kwanzaa foi criado em 1966, no meio do Movimento de Libertação Negra e, portanto, reflete a sua preocupação com a firmeza cultural no pensamento e na prática, e da unidade e da auto-determinação associada a este. Foi concebido e criado para servir várias funções.
Reafirmando e restauração de Cultura
Primeiro, o Kwanzaa foi criada para reafirmar e restaurar o nosso enraizamento na cultura Africano. É, portanto, uma expressão de recuperação e reconstrução da cultura Africano que estava sendo feita no contexto geral do Movimento de Libertação Negra do ''60 s e no contexto específico da organização Somos, a organização fundadora do Kwanzaa e do detentor de autoridade de sua tradição. Em segundo lugar, o Kwanzaa foi criado para servir como uma celebração regular comum para reafirmar e reforçar os laços entre nós, como um povo. Ele foi projetado para ser um ajuntamento de fortalecer comunidade e reafirmar a identidade comum, propósito e direção como um povo e uma comunidade mundial. terceiro lugar, o Kwanzaa foi criado para apresentar e reforçar a Saba Nguzo (os sete princípios.) Estes valores comunitários sete africanos são : Umoja (Unidade),Kujichagulia (Autodeterminação), Ujima (trabalho coletivo e responsabilidade), Ujamaa (economia cooperativa), Nia (propósito), Kuumba (Criatividade), e Imani (fé). Este estresse sobre o Saba Nguzo era ao mesmo tempo uma ênfase sobre a importância de valores comunitários africanos em geral, que o estresse familiar, comunidade e cultura e falar com o melhor do que significa ser humano Africano e no sentido mais amplo. Kwanzaa e foi concebido como uma forma fundamental e importante para apresentar e reforçar estes valores e cultivar apreço por eles.
Kwanzaa foi criado em 1966 pelo Dr. Maulana Karenga , professor de Estudos Africana na California State University, Long Beach, autor e estudioso-ativista, que sublinha a necessidade indispensável para preservar, revitalizar e promover continuamente a cultura americana Africano. Finalmente, é importante nota Kwanzaa é um feriado cultural, não um religioso, portanto, disponível para e praticada por africanos de todos os credos religiosos que se reúnem com base na rica, terra antiga e variada comum de sua africanidade. * Resumo de - Maulana Karenga,Kwanzaa: Uma celebração da Comunidade, Família e Cultura, 2008, Los Angeles: Universidade de Sankore Press (www.sankorepress.com).
Os valores de Kwanzaa
Aqui não há maneira de entender e apreciar o significado ea mensagem do Kwanzaa sem entender e apreciar a sua preocupação profunda e penetrante com valores. De facto. Kwanzaa razão para a existência, o seu comprimento de sete dias, o seu foco principal e sua fundação estão enraizados em sua preocupação com os valores. Kwanzaa herda essa preocupação valor e foco de Kawaida, o quadro Africano filosófico no qual ele foi criado. Kawaida filosofia é uma filosofia comunitária Africano que é uma síntese contínua de melhor do pensamento Africano e prática em constante troca com o mundo.
A Saba Nguzo
(Os Sete Princípios) Dr. Maulana Karenga
Kwanzaa foi criado para introduzir e reforçar sete valores básicos da cultura Africano que contribuam para a construção e reforço família, comunidade e cultura entre os afro-americanos, assim como os africanos em toda a comunidade mundial Africano. Esses valores são chamados a Saba Nguzo que em suaíli significa que os sete princípios. Desenvolvido pelo Dr. Karenga, a Saba Nguzo ficar no coração da origem e significado do Kwanzaa, pois são esses valores que não são apenas os blocos de construção para a comunidade, mas também servem para reforçar e melhorar a eles.
|
Os Símbolos de Kwanzaa
Kwanzaa tem sete símbolos básicos e duas complementares. Cada um representa valores e conceitos de reflexão da cultura Africano e contributivo para a construção da comunidade e reforço. Os símbolos básicos em suaíli e depois em Inglês são:
Mazao (as culturas)
Estes são simbólicos de celebrações da colheita africanos e as recompensas de trabalho produtivo e coletivo. Mkeka (The Mat) Este é o símbolo de nossa tradição e história e, portanto, a fundação sobre a qual construímos. Kinara (o suporte de vela ) Isto é simbólico das nossas raízes, as pessoas do nosso pai -. continental africanos Muhindi (o milho) Isto é simbólico dos nossos filhos e do nosso futuro que eles encarnam.Mishumaa Saba (Os Sete Velas) Estes são simbólica da Saba Nguzo, o Sete Princípios, o conjunto matriz e mínimo de valores que as pessoas africanos pedem para viver a fim de resgatar e reconstruir suas vidas em sua própria imagem e de acordo com suas próprias necessidades. Kikombe cha Umoja (a Taça da União) Isto é simbólico da princípio fundamental e prática da unidade que faz tudo o mais possível. Zawadi (Os presentes)Estes são simbólicos do trabalho e amor dos pais e dos compromissos assumidos e mantidos pelas crianças. Os dois símbolos complementares são: Bendera (a bandeira) As cores da bandeira Kwanzaa são as cores da Organização Us, preto, vermelho e verde, preto para as pessoas, vermelho para a sua luta, e verde para o futuro e de esperança que vem de sua luta. Baseia-se nas cores dadas pelo Hon. Marcus Garvey como cores nacionais para povos africanos em todo o mundo. Nguzo Poster Saba (cartaz de Os Sete Princípios)
Estes são simbólicos de celebrações da colheita africanos e as recompensas de trabalho produtivo e coletivo. Mkeka (The Mat) Este é o símbolo de nossa tradição e história e, portanto, a fundação sobre a qual construímos. Kinara (o suporte de vela ) Isto é simbólico das nossas raízes, as pessoas do nosso pai -. continental africanos Muhindi (o milho) Isto é simbólico dos nossos filhos e do nosso futuro que eles encarnam.Mishumaa Saba (Os Sete Velas) Estes são simbólica da Saba Nguzo, o Sete Princípios, o conjunto matriz e mínimo de valores que as pessoas africanos pedem para viver a fim de resgatar e reconstruir suas vidas em sua própria imagem e de acordo com suas próprias necessidades. Kikombe cha Umoja (a Taça da União) Isto é simbólico da princípio fundamental e prática da unidade que faz tudo o mais possível. Zawadi (Os presentes)Estes são simbólicos do trabalho e amor dos pais e dos compromissos assumidos e mantidos pelas crianças. Os dois símbolos complementares são: Bendera (a bandeira) As cores da bandeira Kwanzaa são as cores da Organização Us, preto, vermelho e verde, preto para as pessoas, vermelho para a sua luta, e verde para o futuro e de esperança que vem de sua luta. Baseia-se nas cores dadas pelo Hon. Marcus Garvey como cores nacionais para povos africanos em todo o mundo. Nguzo Poster Saba (cartaz de Os Sete Princípios)
O Dia de Meditação
(Siku ya Taamuli)
O último dia do Kwanzaa é o primeiro dia do novo ano, 1 de Janeiro.Historicamente, esta tem sido para as pessoas africanas um tempo de avaliação sóbria de coisas feitas e coisas para fazer, de auto-reflexão e reflexão sobre a vida eo futuro das pessoas e de recommitment aos mais altos os seus valores culturais de uma forma especial. Seguindo essa tradição, é para nós, então, um tempo para perguntar e responder com seriedade e humildade, as três perguntas Kawaida: Quem sou eu, eu estou realmente quem eu digo que sou, e eu sou tudo o que eu deveria ser? E é, necessariamente, um tempo para renovar nosso compromisso com nossos mais altos ideais, em uma palavra, com o melhor do que significa ser tanto Africano e humana no mais pleno sentido.( clique aqui para a Ifa Odu meditação ) Este Dia de Avaliação ou Dia de Meditação é observado na celebração primeiros frutos do Akan por JB Danquah. Ele afirma que o Akan tem um dia durante a colheita primeiros frutos em que eles simplesmente se engajar em reflexão. "A idéia sobre isso (dia) é manter uma atitude humilde tranquila e calma em relação a si mesmo e para os vizinhos." É, portanto, um bom momento para uma reavaliação e recommitment em um nível pessoal e familiar.
(Siku ya Taamuli)
O último dia do Kwanzaa é o primeiro dia do novo ano, 1 de Janeiro.Historicamente, esta tem sido para as pessoas africanas um tempo de avaliação sóbria de coisas feitas e coisas para fazer, de auto-reflexão e reflexão sobre a vida eo futuro das pessoas e de recommitment aos mais altos os seus valores culturais de uma forma especial. Seguindo essa tradição, é para nós, então, um tempo para perguntar e responder com seriedade e humildade, as três perguntas Kawaida: Quem sou eu, eu estou realmente quem eu digo que sou, e eu sou tudo o que eu deveria ser? E é, necessariamente, um tempo para renovar nosso compromisso com nossos mais altos ideais, em uma palavra, com o melhor do que significa ser tanto Africano e humana no mais pleno sentido.( clique aqui para a Ifa Odu meditação ) Este Dia de Avaliação ou Dia de Meditação é observado na celebração primeiros frutos do Akan por JB Danquah. Ele afirma que o Akan tem um dia durante a colheita primeiros frutos em que eles simplesmente se engajar em reflexão. "A idéia sobre isso (dia) é manter uma atitude humilde tranquila e calma em relação a si mesmo e para os vizinhos." É, portanto, um bom momento para uma reavaliação e recommitment em um nível pessoal e familiar.
Intimamente relacionado com esta é uma atividade também foi observado por ambos Danquah e Sarpong, o dia da lembrança dos ancestrais ou a Adae celebração. Nós nos referimos a ele como acima Akwasidae, mas pode-se também usar um dos dias do Kwanzaa para prestar homenagem especial para os ancestrais, os da comunidade nacional e os da família. E neste Dia da Memória também pode ser uma parte do dia de meditação ou, mais precisamente, o dia da avaliação .
Preparação
Há uma maneira tradicionalmente estabelecidos de celebrar Kwanzaa.Devemos, portanto, observar essas orientações para fazer a nossa Kwanzaa o mais bonito e atraente e para manter a tradição. Sem orientações definidas e valores fundamentais e práticas não há feriado.
Há uma maneira tradicionalmente estabelecidos de celebrar Kwanzaa.Devemos, portanto, observar essas orientações para fazer a nossa Kwanzaa o mais bonito e atraente e para manter a tradição. Sem orientações definidas e valores fundamentais e práticas não há feriado.
Primeiro, você deve vir para a festa com um profundo respeito por seus valores, símbolos e práticas enão fazem nada para violar a sua integridade, beleza e significado amplo . Em segundo lugar, você não deve misturar o feriado de Kwanzaa ou seus símbolos, valores e prática com qualquer outra cultura . Isso violaria os princípios da Kujichagulia (Autodeterminação) e, assim, violar a integridade do feriado.
Em terceiro lugar, escolher os itens de melhor e mais bonito para celebrar Kwanzaa. Isto significa tomar tempo para planejar e selecionar os mais belos objectos de arte, de pano colorido Africano, frutas frescas e vegetais, etc, de modo que cada objeto utilizado representa a cultura Africano e seu compromisso com o feriado na melhor das maneiras.
Procedimentos
Primeiro, um lugar central em casa para o Conjunto de Kwanzaa, os símbolos do Kwanzaa é escolhido . A tabela é então espalhado com um belo pedaço de pano Africano. Então, o mkeka (esteira) é colocado para baixo e todos os outros símbolos são colocados sobre ele ou imediatamente ao lado dele para simbolizar nosso enraizamento em nossa tradição. Em seguida, o Kinara (velas) é colocado sobre o tapete e do Saba Mishumaa (sete velas) são colocados na kinara (velas).
Primeiro, um lugar central em casa para o Conjunto de Kwanzaa, os símbolos do Kwanzaa é escolhido . A tabela é então espalhado com um belo pedaço de pano Africano. Então, o mkeka (esteira) é colocado para baixo e todos os outros símbolos são colocados sobre ele ou imediatamente ao lado dele para simbolizar nosso enraizamento em nossa tradição. Em seguida, o Kinara (velas) é colocado sobre o tapete e do Saba Mishumaa (sete velas) são colocados na kinara (velas).
As cores do Kwanzaa são pretos, vermelho e verde ; preto para as pessoas, vermelho para a sua luta, e verde para o futuro e de esperança que vem de sua luta . Portanto, existe uma vela preta, três vermelhos e três velas verdes. Estes são o saba Mishumaa (as sete velas) e representam os sete princípios. A vela preta representa o primeiro princípio Umoja (unidade) e é colocada no centro do kinara. As velas vermelhas representam os princípios de Kujichagulia (auto-determinação), Ujamaa (economia cooperativa) e Kuumba (criatividade) e são colocados à esquerda da vela preta. As velas verdes representam os princípios de Ujima (trabalho coletivo e responsabilidade), Nia (propósito) e Imani (fé) e são colocados à direita da vela preta. A vela preta é iluminado primeiro, no primeiro dia da festa. E as velas são acesas restantes depois da esquerda para a direita nos dias seguintes. Este procedimento é para indicar que as pessoas vêm em primeiro lugar, então a luta e, em seguida, a esperança que vem da luta.
E então o mazao (culturas) , e espigas de milho também são colocados no mkeka. Pelo menos duas espigas de milho são colocados para baixo na esteira independentemente de se há crianças na família imediata ou não para as crianças da comunidade pertence a todos nós e todos os adultos na tradição Africano é considerado um pai imediato ou social. Em seguida, o kikombe cha umoja (o cálice Unidade) é então colocado sobre a mkeka (esteira). Ele é usado para derramar tambiko (libação) para os ancestrais, em memória e honra de quem abriu o caminho para baixo, que caminhamos e que nos ensinou o bom, o Tamshi e do belo na vida. Em seguida, objetos de arte africana e livros sobre a vida ea cultura dos povos africanos também são colocados sobre ou ao lado do tapete para simbolizar nosso compromisso com a herança e aprendizagem.
CONVITE CONFRATERNIZAÇÃO KWANZAA
FORUM CONEN–BAHIA REALIZARÁ NO DIA 16/DEZEMBRO/2012 CONFRATERNIZAÇÃO NEGRA DE FIM DE ANO KWANZAA, PARA O QUAL ESTÃO CONVIDADOS AS/OS ATIVISTAS DE TODAS AS ENTIDADES FILIADAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário