PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

IV Encontro do GT História das Religiões e das Religiosidades


IV Encontro do GT História das Religiões e das Religiosidades




Apresentação

A quarta edição dos Encontros Nacionais do GT História das Religiões e Religiosidades (GTHRR-ANPUH), com o tema Memória e Narrativas nas Religiões e Religiosidades, ocorre na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, de 7 a 9 de novembro de 2012. Os encontros vêm se notabilizando como um momento importante de diálogo, de divulgação de investigações e de atualização profissional, ao reunir pesquisadores, docentes e discentes interessados na temática das religiões e das religiosidades de várias regiões brasileiras e do exterior. 
O tema vem ascendendo nacionalmente como um campo rico para a análise das relações entre sociedade e poder no país. Mais do que estudos pontuais sobre a temática, a compreensão dos elementos religiosos, de suas práticas, dos objetos e objetivos das crenças e devoções notabilizam-se como vetores para a própria prática cidadã, ao valorizar expressões diversas em suas especificidades e significados para os fiéis. Respeitar crenças é respeitar o diverso, o compósito, é praticar ativamente a premissa de que a sociedade brasileira é plural e tal pluralidade é que compõe sua riqueza.


Objetivos


- Oportunizar aos pesquisadores e comunidade em geral um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências e conhecimentos sobre as religiões e religiosidades; 
- Instigar a reflexão crítica sobre as posturas de indivíduos e grupos religiosos em suas ações nos âmbitos religiosos, culturais, políticos e sociais; 
- Refletir sobre a importância de uma prática cidadã valorativa das diferenças culturais, sociais e políticas em nosso país e evidenciar a relevância de análises interdisciplinares sobre a temática das religiões e religiosidades.


Promoção


» GT História das Religiões e Religiosidades – ANPUH – Nacional
» GT História das Religiões e Religiosidades – ANPUH - RS
» Programa de Pós-Graduação em História (UNISINOS)
» Curso de Graduação em História (UNISINOS)
» Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNISINOS)
» Faculdades EST - Escola Superior de Teologia – São Leopoldo
» Núcleo de Estudos de Religião-NER-UFRGS
» Grupo de Estudios sobre Religiosidad y Evangelización - GERE, PROHAL, Instituto Ravignani, CONICET/UBA de la Universidad de Buenos Aires (UBA)
» Grupo de Trabajo de Religión y Sociedad en la Argentina Contemporánea (RELIG-AR). Instituto Ravignani CONICET/UBA y Departamento de Ciencias Sociales, UNLu.
» Núcleo de Estudos de Memória e Cultura – NEMEC (UPF)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN