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quarta-feira, 13 de julho de 2011

O percentual de estudantes que estão atrasados na escola é maior nos estados do Norte e Nordeste.

O percentual de estudantes que estão atrasados na escola é maior nos estados do Norte e Nordeste. No Pará, quase 40% dos alunos do ensino fundamental não cursam a série adequada para sua idade, enquanto a média nacional é de 23,6%. No ensino médio, o problema atinge quase 60% dos alunos paraenses. É o que apontam as taxas de distorção idade-série do Censo Escolar 2010. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária. Bahia e Sergipe também têm altos índices: 38,1% e 37,9%, respectivamente.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado do Pará, o governo está desenvolvendo "ações de curto, médio e longo" prazo para resolver o problema. Uma delas é o projeto de aceleração nas escolas da rede estadual que promove a reorganização dos estudantes no período de três anos para correção de fluxo.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação de Sergipe disse que reconhece a alta taxa de distorção idade-série no estado e afirma que o problema é causado pelos "índices elevados de reprovação e abandono". O órgão também destacou que desde 2005 já desenvolve um programa para correção de fluxo e está investindo em projetos que "causem impacto direto na gestão da sala de aula", mas que os resultados "não aparecem de imediato". A Secretaria de Educação da Bahia foi procurada pela Agência Brasil, mas não se manifestou sobre o problema até a publicação desta matéria.

Pela legislação que organiza a oferta do ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos que não estão na série adequada registrou leve alta. A taxa passou de 22,1% no ensino fundamental, em 2008, para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008 e foi e chegou a 34,5% no ano passado.

Na outra ponta, o estado com a menor taxa de distorção idade-série no ensino fundamental é São Paulo: 8,4% dos alunos desta etapa não cursam a serie adequada a sua idade. Em seguida aparecem Paraná (14,8%) e Santa Catarina (15,2%). As três unidades da federação também têm os menores índices no ensino médio, sendo os estudantes catarinenses os com melhor resultado: 16,4% estão atrasados na escola.

Confira as taxas de distorção idade-série por estado:

Ensino fundamental


São Paulo
   

8,40%

Paraná
   

14,80%

Santa Catarina
   

15,20%

Distrito Federal
   

17,90%

Mato Grosso
   

18,30%

Minas Gerais
   

19,30%

Espírito Santo
   

20,60%

Goiás
   

21,70%

Rio Grande do Sul
   

22,60%

Roraima
   

22,80%

Tocantins
   

22,80%

Ceará
   

25,50%

Rondônia
   

26,90%

Mato Grosso do Sul
   

27,00%

Amapá
   

27,10%

Rio de Janeiro
   

28,00%

Acre
   

29,10%

Pernambuco
   

29,70%

Maranhão
   

30,50%

Rio Grande do Norte
   

31,10%

Paraíba
   

34,50%

Piauí
   

34,80%

Alagoas
   

35,40%

Amazonas
   

35,80%

Sergipe
   

37,90%

Bahia
   

38,10%

Pará
   

39,90%

Ensino médio


Santa Catarina
   

16,40%

São Paulo
   

18,10%

Roraima
   

23,50%

Paraná
   

23,90%

Espírito Santo
   

25,10%

Distrito Federal
   

29,40%

Rondônia
   

30,30%

Rio Grande do Sul
   

30,50%

Minas Gerais
   

31,30%

Mato Grosso do Sul
   

33,10%

Goiás
   

33,60%

Tocantins
   

34,20%

Ceará
   

34,70%

Mato Grosso
   

35,50%

Acre
   

36,30%

Paraíba
   

41,70%

Amapá
   

42,60%

Rio de Janeiro
   

43,50%

Rio Grande do Norte
   

45,40%

Maranhão
   

48,30%

Pernambuco
   

49,10%

Alagoas
   

49,40%

Bahia
   

49,70%

Amazonas
   

51,00%

Sergipe
   

51,60%

Piauí
   

56,70%

Pará
   

59,20%

Fonte: Agência Brasil

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