PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quinta-feira, 30 de junho de 2011

maleta da saude no rio grande do norte UM PROJETO REDE MANDACARU RN E CANAL FUTURA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO



Pensando na saúde coletiva e na da família, a nova edição da Maleta Futura reúne uma coleção variada de programas do Futura, além de um material complementar muito especial. No kit, produzido pelo Canal, estão o Jogo Vital, os livros “Onde não há médico” e “Comunicação Saúde”, além do caderno de textos educativos elaborados por consultores. Tudo isso abordando o assunto de maneira simples e divertida, sem deixar de lembrar que saúde é coisa séria. No artigo abaixo, a mobilizadora do Canal Futura, Renata Gaze, fala sobre como a Maleta Futura está sendo distribuída pelo Brasil.

Depois dos temas Beleza, Meio Ambiente e Democracia, chegou a vez da Maleta Saúde viajar pelo Brasil. De norte a sul do país diversas instituições parceiras do Futura começam a receber uma Maleta recheada com material impresso e audiovisual sobre o assunto. É a quarta maleta que segue para colaborar nas atividades desenvolvidas pelas instituições e pelas redes parceiras, agora com foco na saúde coletiva e da família.
A proposta da Maleta é também esta: fazer circular entre todos os que desenvolvem ações sobre o tema as muitas maneiras de se trabalhar com os conteúdos. Assim, parte do encontro foi dedicado ao conhecimento e experimentação do banco de dados que o Futura solicita que seja alimentado em contra-partida à doação do material. Os dados aparecem no site www.futura.org.br/maleta/flash e podem ser acessados por internautas de todo o Brasil a qualquer momento.

Que tal assistir ao Saúde Todo Dia sobre doenças crônicas e depois promover uma oficina sobre alimentação balanceada? Ou montar uma dinâmica a partir do folder ‘Comunicse’, que traz dicas de jogos para trabalhar temas como preconceito? Ou ainda utilizar o livro ‘Onde não há médico’ e suas receitas simples, práticas e baratas para montar um painel? Tem também o ‘Jogo Vital’, uma possibilidade lúdica de trabalhar o assunto. O público é formado por crianças? Aventuras da Teca traz quadros sobre higiene do corpo humano, vacinas, alimentação e muitos outros. O trabalho é com idosos? Então a sugestão é aproveitar o Globo Ciência sobre envelhecimento e depois contar a história do bairro entrevistando as pessoas idosas da região.” E não pára por aí, são inúmeras possibilidades.

Mônica Sá, diretora administrativa do Movimento de Mulheres em São Gonçalo, acredita que o trabalho com a maleta pode contribuir para melhorar a qualidade de vida no município: “A gente selecionou instituições que tem trabalho com a comunidade e acreditamos que as informações serão disseminadas e vão contribuir de alguma forma para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população”.

A fase de implantação está no início e 12 estados do Brasil já receberam a Maleta Saúde. Se depender da disposição e da vontade encontradas na bagagem de cada lugar que visitamos, saúde não vai faltar.

* Renata Gaze é analista de projetos de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura na região Sudeste. Ana Ameli e articuladora no NE.

O Projeto Maleta Saúde tem a contribuição de: ABADFAL, Saúde & Alegria, CEDAPS, UNICEF, ANVISA, CONECTAS, Grupo Gay da Bahia, Criança Segura e Associação Viva e Deixe Viver, REDE MANDACARU RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN