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terça-feira, 31 de maio de 2011

Biblia e o Gay


A BÍBLIA E OS GAYS
por Frei Beto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a
lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em
segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam
determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda.
Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva.

Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje,
homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as "pessoas
diferenciadas"...).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações.
Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de
morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc).

No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27
países-membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela
"despenalização universal da homossexualidade".

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu catecismo a
exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto,
silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar
contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do
STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do
Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou
hetero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o
próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no
Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas
pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais
grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a
cultura da satanização.

A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles
manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre
de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que "quem ama conhece a Deus"
(observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).Por que fingir
ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da
lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre,
como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da
união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?

Ora, direis, ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita
seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem,
como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano
interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os "eunucos de nascença"
(Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da
espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe
para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica
pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de
Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima
a escravidão; e censurava o empréstimo a juros.Por que excluir casais
homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por
fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por
Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para
a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2011/05/23/a-biblia-os-gays-924515082.as

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