JUIZ DE
AÇAILÂNDIA NO MARANHÃO CONCEDE LIMINAR PARA DESPEJAR TERREIRO DE UMBANDA –
FILHOS E FILHAS DE SANTO AGUARDAM DECISÃO DE UM RECURSO
É necessário a intervenção das
autoridades competentes incluindo a Secretaria de Igualdade Racial- SEPIR,
Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT, Fundação
Cultural Palmares - FCP e outros órgãos responsáveis pela execução de
regularização fundiária para garantir que locais sagrados de morada de
espíritos e guardiões de sabedoria ancestral não sejam
importunados.
________________
"O advogado é
indispensável na construção da sociedade livre, justa, pluriétnica e
igualitária".
Participe das reuniões do fórum de sua localidade.
Conheça o Regimento Interno.
Ajude na implementação da Política de Educação
para as Relações Étnico-Raciais.
forum rio grande do norte na luta - precisamos de mais organizações
sociais na luta e na construção
84 8803 5580
http://fpedern.blogspot.com.br/2013/03/inscricao-de-bolsistas-do-programa.html
A
história deste Território começa quando a cigana de origem egípcia Mãe
de Santo Zazuléia vindo de Xambioá/TO constrói um Templo de Umbanda às
margens da BR 010 (Belém-Brasília) no município de Açailândia/MA, neste
Templo o Centro Espiritualista Filhos do Oriente Maior foi fundado em 24
de maio de 1996.
Os
fiéis acreditam que o local foi escolhido pelo espírito de uma cigana
já falecida de nome Zayda que incorporou na Mãe de Santo, o local
escolhido não foi por acaso,este ponto guarda uma energia da ligação
entre o norte e sul do país e representa as constantes viagens do povo
cigano.
Em
1998 a Federação de Umbanda e Cultos Afro Brasileiros do Maranhão
nomeia Mãe Zazuléia como Delegada do Povo de Umbanda da região de
Açailândia o que faz com que este Território seja a referência central
de mais de 40 Terreiros dos municípios do entorno (compreendendo mais 30
Terreiros em Açailândia; 07 em Bom Jesus das Selvas e 03 no Itinga
filiados a esta Delegacia).
No
calendário litúrgico da Umbanda no Maranhão o Tata Bita do Barão –
Autoridade Eclesiástica Supremano Estado – comanda rituais duas vezes
por ano no Terreiro dos Filhos do Oriente Maior em Açailândia-MA, são
duas obrigações: a primeira em 24 de maio (dia de Santa Sara Khali –
padroeira do povo cigano) e a segunda em 27 de setembro (dia de São
Cosme e Damião).
O Território da Comunidade do Terreiro forma um todo indivisível composto por:
1-
Templo Central; 2- Senzala dos Pretos; 3- Casa da Pomba Gira; 4-
Escritório de Consultas Ciganas; 5 - Casa dos Exus; 6- Mata dos Índios e
Caboclos.
No entorno dos templos estão as residências de Mãe Zazuléia e seus
familiares e a residência do Filho de Santo Matias (um dos fundadores da
Casa e hoje o mais graduado) construída em 2001 compondo o Território.
O
Templo Central, a Casa da Pomba Gira, o Escritório de Consultas
Ciganas, a Casa dos Exus e as residências dos familiares de mãe Zazuléia
não estão em litígio, estando a propriedade regularizada.
O litígio está na residência do Filho de Santo Matias, na Senzala dos Pretos e na Mata dos Índios e Caboclos.

Mata
dos Índios e Caboclos – local de cultivo de ervas que servem para
banhos e outros rituais, é local de morada de vários espíritos de índios
e caboclos como é o caso do espírito da Índia Tumba Juçara que reside
em uma pedra próximo ao brejo. Há ainda cajueiros sagrados, pé de
Moreira e pé de Jurema onde são realizados rituais, além do cultivo da
roça de feijão e milho cuja produção é distribuída entre os médiuns.
Além de roças de feijão e milho cultivados há mais de 17 anos cuja
produção é distribuída aos filhos e filhas de santo.
Há mais de 150 (cento e cinquenta) filhos e filhas de santo fiéis aos preceitos da Umbanda compondo essa comunidade tradicional.
Após
17 anos de posse comunal, mansa e pacífica, sem qualquer oposição ou
importunação, os filhos e as filhas de santo foram surpreendidos com
Liminar determinado o despejo por ordem do Juiz da 1ª Vara Cível da
Comarca de Açailândia atendendo a pedido de Ação de Reintegração de
Posse cujo autor Antônio Fernando Teófilo Sobrinho, alega ter comprado a
propriedade da área em 20 de dezembro de 2012, ou seja há 03 meses, e
diz que tem o projeto de construir um loteamentodesrespeitando todo o
sentimento religioso em local sagrado para toda a comunidade fiel à
religiosidade de matriz africana.
Os
Filhos de Santo, através dos advogados do Centro de Defesa da Vida e
dos Direitos Humanos Carmen Bascaran – CDVDH/CB, ingressaramem
26/03/2013 com recurso para que o juiz revogue a decisão liminar.
É
necessário a intervenção das autoridades competentes incluindo a
Secretaria de Igualdade Racial- SEPIR, Comissão Nacional de Povos e
Comunidades Tradicionais – CNPCT, Fundação Cultural Palmares - FCP e
outros órgãos responsáveis pela execução de regularização fundiária para
garantir que locais sagrados de morada de espíritos e guardiões de
sabedoria ancestral não sejam importunados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário