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domingo, 23 de agosto de 2015

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) em articulação com os sistemas de ensino implementa políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais. O objetivo da Secadi é contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltado à valorização das diferenças e da diversidade, à promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, visando à efetivação de políticas públicas transversais e intersetoriais.


Palavras-chave: secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade, secadi

LEI 10.639/03 E 11.645/08...

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Determinações
A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com esta medida, reconhecesse que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma  nação democrática.
É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz européia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Nesta pers pectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos e atividades, que proporciona diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e européia. É preciso ter clarezaque o Ar t. 26A acrescido à Lei 9.394/1996 provoca bem mais do que inclusão de novos conteúdos, exige que se repensem relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para aprendizagem, objetivos tácitos e explícitos da educação oferecida pelas escolas.
A autonomia dos estabelecimentos de ensino para compor os projetos pedagógicos, no cumprimento do exigido pelo Ar t. 26A da Lei 9.394/1996, permite que se valham da colaboração das comunidades a que a escola serve, do apoio direto ou indireto.
Ver mais desse texto aqui: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf

BIBLIO AFRO PONTO DE GRIOTS

BIBLIOAFRO DIGITAL PONTO DE GRIOTS...

Educação das Relações Étnico-Raciais:
Pacote Didático do Projeto A Cor da Cultura (Segunda Edição)
Fundação Cultural Palmares
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Plano Nacional de Implementação das diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana 
Brasil-África: Histórias Cruzadas
Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais na UNESCO no Brasil
Brasil-África: Histórias Cruzadas (2)
Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais na UNESCO no Brasil
Políticas de Ação Afirmativa e Promoção da Igualdade Racial:
Ação Afirmativa para a Igualdade Racial: Características, Impactos e Desafios
Por Manuela Tomei
Mulheres Negras: um olhar sobre as lutas sociais e as políticas públicas no Brasil
Jurema Werneck (organizadora)
Desigualdades raciais, racismo e políticas públicas
DISOC
Planejamento e Financiamento das Políticas de Igualdade Racial: possibilidades para o Plano Plurianual 2012-2015
Tatiana Silva, Maria do Rosario Cardoso, Josenilton da Silva, Marta Lobo
A Construção de uma Política de Promoção da Igualdade Racial: uma Análise dos Últimos 20 Anos
Luciana Jaccoud (Organizadora)
As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição
Mário Theodoro (org.) Luciana Jaccoud Rafael Guerreiro e Osório Sergei Soares
Juventude negra e exclusão radical. Ensaios. Boletim de Políticas Sociais
Maria Aparecida Silva Bento
A Mobilidade Social dos Negros Brasileiros
Rafael Guerreiro Osório
Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental
Luciana de Barros Jaccoud
Desigualdade racial no Brasil: Evolução das condições de vida na década de 90
Ricardo Henriques
Movimentos Negros:
Política Negra e Democracia no Brasil: reflexões sobre os movimentos negros. 
Por Marcio André dos Santos
História da África:
Coleção História da África: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/ethnic-and-racial-relations-in-brazil/general-history-of-africa/
Literatura Africana e Afro-brasileira:
Kiambe Kiatumba
Projeto Milonga Kiambe
Cabo Verde: Antologia de Poesia Contemporânea
Ricardo Riso (Organizador)

CONSULTORIA ESPECIALIZADA REDE MANDACARU BRASIL Educação e Diversidade

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

REDE MANDACARU BRASIL Educação e Diversidade é uma ONG que conta com profissionais qualificados, experientes e com pós-graduação nas áreas de educação, ciências sociais, literatura e outras ciências humanas. Nos especializamos no tema das políticas de ação afirmativa, diversidade escolar, literatura africana e afro-brasileira e relações raciais para melhor contribuir para a inclusão racial, étnica e de gênero. Neste sentido, oferecemos consultoria que faz a interface educação e relações raciais. Nossa experiência ao longo dos últimos anos vem demonstrando que existem uma série de dificuldades em lidar com a chamada questão racial nos ambientes corporativos, do poder público e escolar. Em muitas instituições sociais o racismo continua a se manifestar, seja do ponto de vista da reprodução de valores negativos associados a raça e etnia, seja por meio de uma total ausência de profissionais não-brancos.

Público-alvo: empresas públicas e privadas, prefeituras e escolas de todos os níveis E AS DIVERSAS INSTITUIÇÕES E COMUNIDADES..

CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA REDE MANDACARU BRASILEDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA

REDE MANDACARU BRASILEDUCAÇÃO E DIVERSIDADE é uma iniciativa formada por profissionais de educação e ciências humanas com pós-graduação e especializada na  capacitação e formação na área de educação com ênfase em diversidade étnica, racial e de gênero. Nos últimos 28 anos a educação brasileira, em todos os seus níveis, enfrenta uma gama de desafios fundamentais para as demandas do desenvolvimento nacional. Um dos mais importantes desafios que temos é a necessidade de qualificação e formação de educadores, profissionais de educação e gestores públicos e privados para os temas do multiculturalismo e da diversidade que caracteriza a sociedade brasileira. A lei 10.639/03, que estabelece o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira, tem possibilitado reconfigurar conteúdos didáticos e ideológicos tradicionalmente comprometidos com a reprodução de estereótipos racistas, sexistas e étnicos. Neste sentido, desenvolvemos uma metodologia pedagógica especificamente direcionada para a construção de conteúdos que valorizem a contribuição cultural e civilizacional dos povos africanos e dos negros no Brasil a fim de contribuir para o surgimento de uma geração de educadores comprometidos com a diversidade étnico-racial e de gênero.
Objetivo Geral:
  • Capacitação pedagógica e consultoria na área de ação afirmativa com ênfase em diversidade étnica, racial e de gênero.
Objetivos Específicos:
  1. Formação e preparação para provas de certificação de ação afirmativa nas áreas pedagógica, de gestão pública e empresarial.
  2. Atuar com mais competência em seus próprios locais de trabalho – coordenação pedagógica, direção escolar e gestores públicos;
  3. Fornecer subsídios aos gestores municipais a fim de que respondam as exigências, concernentes às diretrizes da lei 10.639/2003, oriundas dos órgãos públicos de educação.

CERTIFICAÇÃO DE AÇÃO AFIRMATIVA REDE MANDACARU BRASIL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

CERTIFICAÇÃO DE AÇÃO AFIRMATIVA

REDE MANDACARU BRASIL  EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
é um parceiro do  entidade civil sem fins lucrativos e pioneira na área de certificação de pessoas a oferecer programas em áreas de importância crescente no mundo inteiro, tais como responsabilidade social corporativa, meio ambiente, ação afirmativa/ diversidade e defesa do consumidor.
Neste sentido, nossa atuação pauta-se por uma ação conjunta na medida que capacitamos o público interessado em fazer as provas de certificação, especificamente na área de ação afirmativa.
As certificações de ação afirmativa dividem-se em três eixos: gestão pública; pedagógica e empresarial. A capacitação que oferecemos para profissionais do setor público tem como principal objetivo qualificar e fornecer uma gama de informações necessárias sobre a contextualização das políticas de ação afirmativa no mundo e no Brasil, bem como os instrumentos e mecanismos necessários para implementar tais políticas.
Para a área pedagógica, nossa capacitação tem como público-alvo educadores, gestores escolares e professores da rede pública e privada de ensino. A lei 10.639/03, lei que estabelece o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental, é aqui nosso principal interlocutor. Conquista dos movimentos negros de todo o país e de educadores comprometidos com o antirracismo e com políticas de diversidade nas escolas, a lei 10.639/03 é um instrumento fundamental na promoção de uma nova cultura educacional, comprometida com a diversidade étnico-racial e de conteúdos novos sobre a contribuição dos povos africanos e negros na construção do Brasil.

Lei 10639 REAFIRMANDO O COMPROMISSO 10.69/03





REDE MANDACARU BRASIL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE é uma ONG formada por profissionais renomados e com larga experiência na capacitação de profissionais de educação e de gestores públicos com ênfase em diversidade étnica, racial e de gênero.

REDE MANDACARU BRASIL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE é uma ONG formada por profissionais renomados e com larga experiência na capacitação de profissionais de educação e de gestores públicos com ênfase em diversidade étnica, racial e de gênero. 
Nosso objetivo principal é proporcionar formação continuada de gestores educacionais comprometidos com a implementação da Lei 10.639/03, através de uma metodologia inovadora que conjuga saberes práticos e teóricos.
Atualmente, além da realização dos cursos, construímos uma parceria institucional com VARIOS INSTITUTOS E UNIVERSIDADES E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E BEM COMO COM POVOS TRADICIONAIS E DIVERSAS ETNIAS, combinando formação e certificação de educadores(as) e gestores(as) públicos na área de ação afirmativa. 


VIDEOAFROTECA:

 https://www.youtube.com/watch?v=Moox3Tm1UOc#action=share

https://www.youtube.com/watch?v=GjJeBa-yDEI#action=share

 https://www.youtube.com/watch?v=SydEBZRXMaU#action=share

 https://www.youtube.com/watch?v=4z46K1QhyS8#action=share

https://www.youtube.com/watch?v=zmOxajq6ln4#action=share 

 

AFIRMAÇÃO INTERESSE PUBLICO FEDERAL A LEI 10.639/03

https://www.youtube.com/watch?v=KnchE82Bo_E#action=share


 

 

 

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