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sábado, 17 de outubro de 2015
Após o recorde de mais de 70 mil inscriçõesCOMO FICOU O COMPOSIÇÃO NACIONAL DO CNPC SETORIAL Culturas Afro-Brasileiras ministerio da cultura

Após o recorde de mais de 70 mil inscrições e milhares de quilômetros rodados, a eleição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC)
A participação popular é fundamental para que o Poder Público conheça as realidades e necessidades do brasileiro. Muitas das leis, projetos e ações governamentais colocados em prática surgem dos diálogos entre a sociedade civil organizada e as esferas governamentais. Um exemplo dessa dinâmica é a relação entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).
O CNPC começou a atuar em dezembro de 2007 para aproximar os fazedores de cultura e o MinC. Dos encontros entre as partes surgem propostas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no País.
A quantidade de interessados em participar da renovação do Conselho surpreendeu o ministério. Ao longo dos 40 dias do período de inscrições para concorrer ao CNPC, 72.871 pessoas se registraram como eleitores e candidatos. Para a eleição anterior, o número de inscritos foi de aproximadamente 5 mil pessoas.
“Isso é um indicativo de um movimento cultural muito forte, mobilizado, ativo e muito ansioso para participar das decisões a respeito desses desafios que estão colocados para a gestão cultural nos próximos anos”, comentou Vinícius Wu, secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC).
Componente do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e parte da estrutura básica do MinC, o Conselho é composto por quatro instâncias que funcionam para fazer com que as pessoas sejam ouvidas e suas demandas transformadas em programas de governo junto ao ministério e instituições ligadas a ele.
Na prática, o Conselho também opina sobre a forma como o Ministério conduz suas políticas. O Plano Nacional de Cultura, que define as prioridades do governo para os próximos anos, é um exemplo. Os 56 objetivos do plano foram avaliados e aprovados pelo CNPC. Atualmente estão em revisão.
“São pessoas que têm o que dizer e querem se fazer ouvir”, diz a coordenadora-geral do CNPC, Christiane Ramírez. Ela enxerga na alta adesão um reflexo das atividades realizadas recentemente pela secretária de Articulação Institucional da pasta.
NORDESTE:
RODRIGO APARECIDO PETINATI (Rodrigo Aparecido Petinati) | Culturas Afro-Brasileiras | AL | Habilitado | ||
NOELIA PIRES DA SILVA (Noelia Pires) | Culturas Afro-Brasileiras | BA | Habilitado | |
LUIZ LENO SILVA DE FARIAS (Luiz Leno Silva de Farias) | Culturas Afro-Brasileiras | CE | Habilitado | |
MARCOS ANTONIO SILVA AMORIM (marcos antonio silva amorim) | Culturas Afro-Brasileiras | CE | Habilitado |
DEUZILENE REIS (Deuzilene Reis) | Culturas Afro-Brasileiras | MA | Habilitado | |
ALVARO JOSE DOS SANTOS SOUZA (Neto de Nanã) | Culturas Afro-Brasileiras | MA | Habilitado | |
FRANCINETE SANTOS BRAGA (FRANCINETE BRAGA) | Culturas Afro-Brasileiras | MA | Habilitado |
EDMAR BARBOSA BONFIM (Mãe Tuca d'Osoguiã) | Culturas Afro-Brasileiras | PB | Habilitado | |||||||||||||||||
DENISE MARIA BOTELHO (Denise Maria Botelho) | Culturas Afro-Brasileiras | PE | Habilitado | |||||||||||||||||
INGRID GOMES DA SILVA (INGRID GOMES ) | Culturas Afro-Brasileiras | PI | Habilitado |
JOSIMAR DA ROCHA FERNANDES (Omo Orixa Fernandes José Olufã). | Culturas Afro-Brasileiras | RN | Habilitado |
IRIVAN DE ASSIS SANTOS SILVA (IRIVAN DE ASSIS SANTOS SILVA) | Culturas Afro-Brasileiras | SE | Habilitado |
SERGIO SOREANO BARRETO (SERGIO SOREANO ) | Culturas Afro-Brasileiras | SE | Habilitado |
NORTE:
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BIANCA CRISTINA ALENCAR DE AZEVEDO (Bianca Cristina Alencar de Azevedo) | Culturas Afro-Brasileiras | AM | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
NINA CARDOSO AMARAL DE SOUZA (Mãe Nina Souza) | Culturas Afro-Brasileiras | AP | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
HILDIMA RAMOS DA SILVA (HILDIMA RAMOS DA SILVA) | Culturas Afro-Brasileiras | AP | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
IURY LORRAN SILVA DA SOLEDADE (IURY LORRAN SILVA DA SOLEDADE) | Culturas Afro-Brasileiras | AP | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
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SUL: | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
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JOEL MARIANO BORGES (Joel Mariano Borges) | Culturas Afro-Brasileiras | DF | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
RENATO SILVA GOMES (Renato Silva Gomes) | Culturas Afro-Brasileiras | DF | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
GEOVA ALVES DA SILVA (Geová Alves da Silva) | Culturas Afro-Brasileiras | ES | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
MARILEIA FERREIRA DA SILVA (Ìyá Mary Léia de Òṣùmàrè) | Culturas Afro-Brasileiras | GO | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
CASSIA CRISTINA DA SILVA (Cassia Cristina da Silva- Makota Kidoiale) | Culturas Afro-Brasileiras | MG | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
LAMARTINE JOSE DOS SANTOS (Lamartine José dos Santos) | Culturas Afro-Brasileiras | MS | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
REGINALDO SILVA GOMES (REGINALDO SILVA GOMES) | Culturas Afro-Brasileiras | MT | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
DEBORA CARDIAL DE MIRANDA (EKEDE DEBORA) | Culturas Afro-Brasileiras | RJ | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
FLAVIO HONORIO DA COSTA (Flavio Costa ) | Culturas Afro-Brasileiras | RJ | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
IVANIR PEREIRA GUIMARAES (Pituka Nirobe) | Culturas Afro-Brasileiras | RJ | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
MARILSA SANTANA DOS SANTOS (Marilsa Santana dos Santos) | Culturas Afro-Brasileiras | RO | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
MARIA DAS GRACAS PEREIRA BAHIA (Mãe Yatylyssá) | Culturas Afro-Brasileiras | RR | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
WALTER HUGO DIAZ PINAYA (Walter Pinaya / Walter t' Sàngó Agandjú) | Culturas Afro-Brasileiras | RS | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
PAULO RICARDO DA SILVEIRA SILVA (Paulo Ricardo da Silveira Silva) | Culturas Afro-Brasileiras | RS | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
IRIVAN DE ASSIS SANTOS SILVA (IRIVAN DE ASSIS SANTOS SILVA) | Culturas Afro-Brasileiras | SE | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
SERGIO SOREANO BARRETO (SERGIO SOREANO ) | Culturas Afro-Brasileiras | SE | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
JEFERSON VIRMONDES DA COSTA (Pai Jeferson D´Ogum) | Culturas Afro-Brasileiras | SP | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
CLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA DE SOUZA (IYALORIXÁ CLAUDIA DE OYA) | Culturas Afro-Brasileiras | SP | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
ELIANDRA REGINA SOLEIRA (Ekeji Eliandra) | Culturas Afro-Brasileiras | SP | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
SILVANY EUCLENIO SILVA (SILVANY EUCLENIO) | Culturas Afro-Brasileiras | SP | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
ROGER APARECIDO FERREIRA (Roger Cipó) | Culturas Afro-Brasileiras | SP | Habilitado | |||||||||||||||||||||||||||||||
ADRIANO BATISTA CASTORINO (Adriano Castorino) ![]() |
Culturas Afro-Brasileiras | TO |
Habilitado |
“Olhares do cuidar no mês da criança” Encontros temáticos da Atenção Integral à Saúde da Criança
Programação com cronograma das atividades
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao
Encontro I
Tema: Eixos Estratégicos da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança – PNAISC
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Data:
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02 de outubro de 2015
|
Horário:
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8h às 17h
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Local:
|
Departamento de Enfermagem da UFRN
Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN |
Programação – Manhã
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8h às 9h
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Credenciamento
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9h às 9h30
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Abertura
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9h30 às 9h45
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Apresentação do clipe: O mundo da criança de Toquinho
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9h45 às 10h
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Intervalo do brincar
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10h às 12h
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· Política de Saúde da Criança: Construindo caminhos para a construção da Política de Atenção Integral à Criança no Brasil
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Palestrante: Ana Cláudia Cardozzo Chaves – (Ministério da Saúde)
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Minicurrículo: Mestre em enfermagem pela UFRN; especialista em Saúde da Família e Comunidade (UFPB.
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Programação – Tarde
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13h45 às 16h30
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Brincando com as práticas para o dia-a-dia da atenção integral à criança
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Workshop 1: Práticas para o dia-a-dia da atenção integral à criança
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Público:
|
Estudantes de graduação em enfermagem e de áreas afins
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16h30
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Intervalo do brincar e entrega dos certificados
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Encontro II
Tema: A criança negra e as comunidades Quilombolas
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Data:
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09 de outubro de 2015
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Horário:
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8h às 17h
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Local:
|
Departamento de Enfermagem da UFRN
Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN |
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Programação – Manhã
|
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8h às 9h
|
Credenciamento
|
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9h às 9h30
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Abertura
|
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9h30 às 9h45
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Apresentação do clipe: A política em saúde da população negra e quilombola
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9h45 às 10h
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Intervalo do brincar
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10h às 12h
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Palestrante: João Bosco Filho – (UERN)
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Minicurrículo: Doutor em educação pela UFRN.
Minicurrículo: Especialista em Africanidades/UNIAFRO/SECADI/ MEC e educação quilombola UFERSA RN * (Doutorado em convalidação no Brasil) |
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Programação – Tarde
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13h45 às 16h30
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Brincando com as práticas do olhar à Saúde Integral da População Negra
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Workshop 2: Brincando com as práticas do olhar à Saúde Integral da População Negra
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Público:
|
Estudantes de graduação em enfermagem e de áreas afins
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16h30
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Intervalo do brincar e entrega dos certificados
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Encontro III
Tema: A arte e música na atenção ao cuidado da criança
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Data:
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16 de outubro de 2015
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Horário:
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8h às 17h
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Local:
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Departamento de Enfermagem da UFRN
Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN |
Programação – Manhã
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8h às 9h
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Credenciamento
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9h às 9h30
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Abertura
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9h30 às 9h45
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Apresentação do clipe: Os emblemas do cabelo e a criança com câncer
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9h45 às 10h
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Intervalo do brincar
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10h às 12h
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Palestrante: Bárbara Trelha – (Secretaria Municipal de Florianópolis - SC)
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Minicurrículo: Música e Musicoterapeuta pela UFPR
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Programação – Tarde
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13h45 às 16h30
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• Brincando com a arte e música na atenção ao cuidado da criança
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Workshop 3: Brincando com a arte e música na atenção ao cuidado da criança
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Público:
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Estudantes de graduação em enfermagem e de áreas afins
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16h30
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Intervalo do brincar e entrega dos certificados
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Encontro IV
Tema: Brinquedos loucos: atenção à saúde mental das crianças
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Data:
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23 de outubro de 2015
|
Horário:
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8h às 17h
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Local:
|
Departamento de Enfermagem da UFRN
Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN |
Programação – Manhã
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8h às 9h
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Credenciamento
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9h às 9h30
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Abertura
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9h30 às 9h45
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Apresentação do clipe: A criança de todos nós
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9h45 às 10h
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Intervalo do brincar
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10h às 12h
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· Brinquedos loucos: atenção à saúde mental das crianças
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Palestrante: Priscila Coimbra – (UFBA)
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Minicurrículo: Mestre em enfermagem pela UFMA; especialista em Saúde Mental e Comunidade (UFBA).
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Programação – Tarde
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13h45 às 16h30
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Brincando com os brinquedos loucos: atenção à saúde mental das crianças
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Workshop 1: Brinquedos loucos: atenção à saúde mental das crianças
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Público:
|
Estudantes de graduação em enfermagem e de áreas afins
|
16h30
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Intervalo do brincar e entrega dos certificados
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Encontro V
Tema: Dispositivos de cuidado de criança portadora de deficiência
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Data:
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30 de outubro de 2015
|
Horário:
|
8h às 17h
|
Local:
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Departamento de Enfermagem da UFRN
Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN |
Programação – Manhã
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8h às 9h
|
Credenciamento
|
9h às 9h30
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Abertura
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9h30 às 9h45
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Apresentação do clipe: O QuintALL portador de deficiências
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9h45 às 10h
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Intervalo do brincar
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10h às 12h
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· Dispositivos de cuidado de criança portadora de deficiência
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Palestrante: Rui Florêncio – (Associação de Crianças Portadoras de Deficiência em Florianópolis - SC)
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Minicurrículo: Especialista em psicomotricidade infantil UFPR.
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Programação – Tarde
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13h45 às 16h30
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Brincando com os dispositivos de cuidado de criança portadora de deficiência criança
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Workshop 1: Dispositivos de cuidado de criança portadora de deficiência
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Público:
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Estudantes de graduação em enfermagem e de áreas afins
|
16h30
|
Intervalo do brincar e entrega dos certificados
|
Os
programas de saúde materno-infantil das décadas de 1970 e 1980 tinham
caráter vertical, pelo fato de suas metas e normas serem decididas em
nível central e por critérios técnicos, em consonância com o modelo
tecnocrata de administração brasileira da época. Na década de 80,
baseado na análise das condições sanitárias e epidemiológicas da
população brasileira, foi elaborado o Programa Assistência Integral à
Saúde da Criança (PAISC). O objetivo central era
assegurar a assistência integral à saúde da criança, através das ações
básicas como resposta do setor saúde aos agravos mais frequentes e de
maior peso na mortalidade de crianças de 0 a 5 anos de idade. A partir
dos anos de 1990, várias ações e programas voltados a este grupo etário
se destacaram no contexto pós-criação do Sistema Único de Saúde (SUS)
com operacionalização de atenção às crianças a partir de uma rede de
ações estratégicas e legislação específica, tais como: o Estatuto da
Criança e do Adolescente, as Iniciativas do Hospital Amigo da Criança, a
atenção integral às doenças prevalentes na infância, as linhas de
cuidado de atenção integral à criança com enfoque na redução da
mortalidade infantil, o Pacto pela Saúde que teve como prioridade a
atenção à criança, o Brasil como signatário para o Desenvolvimento do
Milênio, traçando metas para a inclusão em suas ações, programas e
políticas com ênfase nos oito objetivos do milênio, dentre eles, um é
específico para redução da mortalidade infantil. Nesse sentido a criação
de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), que organizou alguns
programas específicos de atenção às crianças em uma estratégia
governamental, deu suporte na melhora dos indicadores de morbidade e
mortalidade infantil nesta década. Porém, mesmo com estas ações
governamentais nas três esferas de gestão em saúde, chegamos ao ano de
2015, sem uma política de atenção específica a este grupo etário. Há
perspectivas que no final do ano de 2015 a Política Nacional de Atenção
Integral à Saúde da Criança (Pnaisc) deva estar efetivamente
implementada em todo o território nacional, após a pactuação e aprovação
do documento na Comissão Intergestores Tripartite. A política já foi
aprovada, por unanimidade, no início de novembro do ano de 2014, pelo
Conselho Nacional de Saúde. A
Pnaisc é o documento que reúne o conjunto de ações programáticas e
estratégicas para garantir o pleno desenvolvimento da criança em todas
as etapas do ciclo de vida, considerando as diferentes culturas e
realidades, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e
agravos, assistência e reabilitação à saúde, e defesa dos direitos da
criança desde a gestação até os 9 anos de idade. Considerando este cenário, esta proposta trata-se de um evento com objetivo
de proporcionar vivências temáticas na área de atenção integral à saúde
das crianças, no mês comemorativo ao dia das crianças na realidade
brasileira, com a finalidade da divulgação da Política Nacional de
Atenção Integral da Criança que se encontra em construção e da valorização
da consciência crítica de formadores e educadores com ênfase no cuidado
de saúde centrado na pessoa, no ser humano com influências da cultura,
da família, da história, da resiliência, resgatando-se as práticas de
cuidado com ênfase a arte e ao brincar na infância realizada nos vários
cenários da rede de atenção às crianças. A proposta metodológica do evento será realizada a partir de cinco (05) encontros temáticos na com garantia de múltiplos olhares
do cuidar no mês da criança, com vistas às discussões vivenciais na
abordagem à atenção integral à saúde da criança. Estes encontros serão
estruturados em cinco temas no período do mês de outubro de 2015, mês em
que se comemora o dia da criança no Brasil. As propostas de temas para
cada encontro são: 1º Tema - Eixos Estratégicos da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança – PNAISC; 2º Tema - A criança negra e as comunidades Quilombolas; 3º Tema - A arte e música na atenção ao cuidado da criança; 4º Tema - Brinquedos loucos: atenção à saúde mental das crianças; 5º Tema - Dispositivos de cuidado de criança portadora de deficiência. Como benefícios esperados, espera-se que o evento proporcione a garantia
de olhar diferenciado na formação em saúde em especial dos estudantes
dos cursos de graduação em saúde e de áreas afins, além dos estudantes
dos cursos técnicos em saúde e dos profissionais e professores com
interface na área com ênfase na proposta de atenção integral às crianças
e no despertar para práticas e possibilidades de múltiplas formas de
perceber o outro, com a valorização do respeito culturas e das práticas e
momentos históricos de implantação de estratégias de cuidado integral
às crianças nos diferentes cenários componentes das redes de atenção à
saúde. Palavras-chave: criança; brincar; políticas públicas; inclusão; música; cultura; cuidado integral.
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