PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Yalorixa temi Luciene de Oia faz sintese da CONESAN ao qual a mesma foi como delegada e representante dos povos de terreiro e religiosos de matriz Africana do RN.

A 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, reuniu na cidade de Salvador(BA) entre 07 e 10 de  novembro de 2011, delegagos e delegadas da sociedade civil e governamentais eleitos em conferências municipais, territórias e estaduais ocorridas por todo Pais e ainda diversos convidados nacionais e estrangeiros. Sua composição representa a ampla diversidade social, regional, ètnico-racial e cultural que caracteriza nosso pais. Com variedades formação, povos indígenas, população negra,quilombolas,povos de terreiro e dos povos de comunidades tradicionais.
Os três grandes eixos que nortearam as discurções foram: Eixo 1- Os avanços, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano á alimentação adequada e saudavél e da soberania alimentar.
Eixo 2 e 3- o Sistema Politico e Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Na  programação também ocorreu o lançamento do livro " Desnutrição, Pobreza e Sofrimento Psiquico" do grupo de nutrição e pobreza da Universidade de São Paulo (USP), como também do livro (mapeamento)  "Alimento: Direito Sagrado" pesquisa socioeconômica e cultural de povos e comunidades tradicionais de terreiros, do MInistério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. A Conferência debateu e deliberou sobre proposições voltadas para proteger, promover, respeitar e prover o direito humano á alimentação adequada e saudavél no Brasil e no mundo.
Em meio ao tumultuado cenário de lutas e conquistas contra a intolerância religiosa e na luta por respeito e reconhecimento dos povos de terreiro foi-se criado oficialmente o Forum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Terreiro (FONSANPOTE), que terá sede provisoria em São Paulo.
Em sua fala Ya Ekede Vera do RS diz que em 2003 nasceu a ideia de construção do forum quando surgio a criação das cesta basicas, temos que esta organizados para termos de fato a sustentabilidade. Somos de tribos diferentes mas agimos pelo bem comum.
Ficou definido que a secretaria executiva temporária pelo período de um ano ficará constituida pelos Estados de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul com a função de emplementar o debate da carta de principios, a compilação das plenarias estaduais e o processo de organização da Assembleia Nacional do FONSANPOTE. Os Estados presentes que assimaram a carta foram;
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Pernambuco, Piaui, Goias, Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Paraiba, Amazonas, Tocantins, Amapá, Sergipe, Paraná, Pará, Maranhão e Rondonia.   
 

luciene.oya@hotmail.com




Favor socializar,

Um abraço, muito Axé!     
Participe das reuniões do fórum de sua localidade.
Conheça o Regimento Interno.
Ajude na implementação da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN