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Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra, localizada no bairro Lagoa
Azul, conjunto Gramoré, cidade do Natal, estado do Rio Grande do Norte.
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ESCOLA MARIA DALVA ADVINHA ONDE NA ZONA NORTE DE NATAL E CLARO E INFESTADA POR PULGAS E RATOS E CARRAPATOS DEIXEM OS BICHINHOS ESTUDAREM GENTE... DIRETORA FORA A MAIS ATACADA POIS RESISTIU ATE O ULTIMO MOMENTO DENTRO DA ESCOLA...
A Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra, possui: 10 salas de aula,
refeitório, biblioteca, quadra de esporte e a área externa. Esta instituição de ensino público faz
parte da estatística dos 98% dos estabelecimentos de educação fundamental municipal da cidade
do Natal-RN, que não possui espaço físico específico projetado e destinado a laboratório ou sala
de aula para o ensino da disciplina de artes visuais, como sugere os Referenciais Curriculares
Nacionais para Ensino Infantil- RCNEI (1998).
Entretanto, a constatação da falta dessa condição básica essencial, no caso o espaço físico
para desenvolvimento pleno das aulas de artes; estar sendo enfatizada e solicitada constantemente
á direção da escola, mostrando sua importância para o processo de ensino e aprendizagem de
qualidade na educação. Esse problema também foi encaminhado ao conhecimento do Sindicato
dos Trabalhadores da Educação SINTE-RN, representante da classe dos professores.
Posteriormente, a mesma questão foi conduzida e discutida nos encontros pedagógicos de
planejamento dos professores de artes, que são promovidos mensalmente pela secretaria
municipal de educação- SME-RN, na busca de se providenciar solução. Desde então, mais de 05
anos já se passaram e nada se conseguiu de ação concreta para resolver esse problema,
constatamos então que não existe empenho efetivo suficiente das partes envolvidas para a busca
de solução.
Diante dessa realidade, constata-se que o compromisso que órgãos públicos como a SMERN, o SINTE-RN e até mesmo a Promotoria Pública do Natal tem com educação, limita-se a
incitar a formação de analfabetos quando muito funcionais produzidos em “celas de aulas”
superlotadas, e se alto promover para a sociedade à custa de estatística numérica referente á
quantidade de alunos matriculados, omitindo para a mesma, sua incompetência em prover as
condições básicas necessárias para uma educação pública de qualidade...
PILLOTTO & MOGNOL (2007), ao afirmar que:
A estrutura e o arranjo dos espaços na educação refletem culturas, filosofias e escolhas ali
estabelecidas, favorecendo ou não a aprendizagem da criança. O contexto arquitetônico e funcional
desses espaços está integrado ao plano de organização das ações educativas; ali, os objetos, os
materiais, as estruturas não são elementos passivos, mas interferem na estrutura cognitiva e afetiva das
crianças, assim como refletem valores, idéias, culturas na educação e da educação (p, 220)
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