FAÇA DIFERENÇA PARTICIPE DE NOSSAS VIDAS- CONSTRUINDO O ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DEDO DE PROSA PARA

domingo, 29 de janeiro de 2012

SALA VERDE DA UFRN OFERECE CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SALA VERDE DA UFRN OFERECE CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A sala Verde da UFRN oferecerá, no período de 6 a 10 de fevereiro, o curso de extensão universitária Educação Ambiental: desafios para a sustentabilidade, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma visão global do conceito de educação ambiental, a partir do ponto de vista da sustentabilidade, por meio de diversas temáticas multidisciplinares relacionadas.

As atividades do curso serão desenvolvidas através do seguinte conteúdo:
1. Educação ambiental: histórico, conceitos, fundamentos, objetivos e princípios.
2. Sustentabilidade: contextualização, conceito, dimensões e objetivo.
3. Mudanças ambientais globais: mudanças climáticas e seus impactos ao ambiente e à qualidade de vida humana.
4. Gestão de Resíduos Sólidos: breve histórico dos resíduos sólidos, conceitos gerais, classificação e características, legislação básica, gerenciamento dos resíduos sólidos e coleta seletiva.
5. Exemplos de boas práticas ambientais.

O curso tem vagas limitadas (40). As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

Curso: Educação Ambiental: desafios para a sustentabilidade
Período: 6 a 10 de fevereiro
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Carga horária: 40 horas/aula.
Vagas: 40
Local: Departamento de Enfermagem da UFRN
Inscrições: envie a ficha de inscrição abaixo para o e.mail indicado até as 23h59min do dia 2 de fevereiro de 2012.
Informações: salaverde_ufrn@yahoo.com.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA
DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE
SALA VERDE DAUFRN

FICHA DE INSCRIÇÃO: Educação Ambiental: desafios para a sustentabilidade
1. Nome completo sem abreviação
2. Data de nascimento
3. CPF
4. E.mail
5. Telefone fixo e celular
6. Para servidor ou aluno da UFRN
6.1. Categoria a:( )docente ( )discente ( )técnico
6.2. Matrícula:
6.3. Lotação ou curso:
7. Para comunidade externa:
7.1. Profissão ou área de atuação:
7.2. Instituição a que pertence:
ENVIAR FICHA PREENCHIDA PARA salaverde_ufrn@yahoo.com.br

OBS: Só serão aceitas as fichas que estiverem totalmente preenchidas.
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.


__._,_.___

Qualiads é um sistema de autoavaliação da qualidade da assistência ambulatorial dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/Aids.

Definição
O Sistema Qualiads é um sistema de autoavaliação da qualidade da assistência ambulatorial dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/Aids.

É composto pelo Questionário Qualiaids, um questionário eletrônico com 107 questões de múltipla escolha dirigido aos gerentes e equipes locais dos serviços. As questões tratam dos recursos e da organização da assistência nos serviços compondo indicadores de qualidade. As respostas são classificadas em três níveis 0, 1, 2, com o valor 2 indicando a melhor qualidade.

Ao final do preenchimento do questionário, o sistema calcula a média obtida pelo serviço e a porcentagem em relação ao "padrão ouro" de valor 2 (Ex: média obtida: 1,5; equivalente a 75% do padrão ouro). O sistema também emite um relatório que agrupa as respostas nos níveis 0, 1 e 2 e permite consultar as recomendações de boas práticas relativas a cada uma das questões do Guia Qualiaids.

Objetivos

O Sistema Qualiaids compõe o conjunto de iniciativas do Departamento DST/Aids e Hepatites Virais direcionadas para o incremento da qualidade da assistência aos que vivem com HIV/Aids nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). É direcionado às equipes técnicas locais e visa contribuir para incrementar a qualidade da assistência no serviço.

Baseia-se na diretriz de que, independentemente das características institucionais e locais, todos os serviços devem possuir condições de disponibilidade de recursos, organização da assistência e gerenciamento técnico que permitam um cuidado de qualidade aceitável.

Origens do Sistema e Resultados das Aplicações anteriores (2001 e 2007)

O Questionário Qualiaids foi desenvolvido e validado em 2000 pela Equipe de Pesquisa Qualiaids com o apoio do Ministério da Saúde. A equipe, coordenada pela Professora Maria Ines Battistella Nemes da Faculdade de Medicina da USP, é formada por professores, pesquisadores da universidade e técnicos do Departamento DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A primeira aplicação ocorreu entre 2001 e 2002, através de questionário impresso, nos serviços de sete estados brasileiros, com taxa de resposta de 96% (322 serviços).

A utilidade do Questionário para apoiar o gerenciamento local, motivou o Departamento DST/Aids e Hepatites Virais a ampliar a utilização deste instrumento para todos os serviços do país. Em 2006, a Equipe Qualiaids, em parceria com o Departamento, reviu e atualizou o questionário e o modelo de classificação dos níveis de qualidade adaptando o sistema para uso eletrônico via Web. Também integrou ao sistema, o Guia Qualiaids que reúne um conjunto de ‘recomendações de boas práticas’ referentes às dimensões da assistência abordadas no questionário, de modo a esclarecer o critério de qualidade que guiou a construção e classificação (pontuação) de cada questão.

Em 2007, o Sistema Qualiaids foi oficialmente implantado pelo Departamento DST/Aids e Hepatites Virais para todos os serviços do país com taxa de resposta de 80% (504 serviços).

Os resultados consolidados das aplicações 2001 e 2007 foram amplamente divulgados e a comparação de ambas estão em Relatório Qualiaids 2008.

Aplicação 2010
O Departamento DST/Aids e Hepatites Virais convida todos os serviços do SUS que prestam assistência em nível ambulatorial a pessoas vivendo com HIV/Aids a participar da 3ª aplicação do Sistema Qualiaids. Este convite objetiva dar continuidade à estratégia gerencial de Monitoramento e Avaliação através do Qualiaids bem como incluir os serviços implantados depois de 2007 e aqueles que não puderam participar das aplicações anteriores.